Reunião do Brics no Rio de Janeiro contará com ausências importantes
Neste domingo (6) e na segunda-feira (7), o Rio de Janeiro sediará a Cúpula do Brics, um grupo que atualmente agrega onze países-membros e que, em sua formação original, contava com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Nesta edição da cúpula, dois membros fundadores não estarão presentes: o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Xi Jinping será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang, enquanto Putin participará remotamente, via videoconferência. A delegação russa contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. Em contrapartida, confirmarão presença os líderes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Damodardas Modi.
Atualmente, o Brics é composto por 11 países, que incluem os cinco membros originais e mais seis novos integrantes: Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã. O grupo também conta com vários países-parceiros, como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.
A presidência do Brics, que é rotativa entre os membros, está sob a responsabilidade do Brasil até 31 de dezembro de 2025. Esta reunião será uma oportunidade para discutir temas de relevância internacional e fortalecer a cooperação entre as nações presentes.
Foto: Agência Brasil
China e Rússia não terão seus presidentes presentes na Cúpula do Brics
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional