BNDES e Petrobras Recebem 16 Propostas para o Edital ProFloresta+
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras anunciaram o recebimento de 16 propostas no edital da iniciativa ProFloresta+. Os projetos selecionados terão a oportunidade de acessar financiamento diferenciado, incluindo linhas do Fundo Clima, que são voltadas para a restauração de áreas com espécies nativas.
Em uma nota divulgada nesta sexta-feira (16), o BNDES destacou que o número de inscrições superou as expectativas e demonstrou o elevado interesse do mercado em projetos de restauração florestal que gerem créditos de carbono com alta integridade.
O edital ProFloresta+ foi lançado em novembro do ano passado, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A iniciativa prevê que a Petrobras adquira créditos de carbono de projetos de restauração ecológica no bioma amazônico, seguindo padrões rigorosos de integridade e formalizando contratos de longo prazo.
Com a meta de restaurar até 50 mil hectares na Amazônia, a iniciativa tem o potencial de gerar cerca de 15 milhões de créditos de carbono – valor equivalente às emissões anuais de aproximadamente 8,9 milhões de automóveis. No total, o ProFloresta+ pode mobilizar mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos voltados para o reflorestamento na região amazônica nos próximos anos.
O objetivo inicial do edital é a aquisição de 5 milhões de créditos, sendo distribuídos em cinco contratos de 1 milhão de Unidades de Carbono Verificadas (VCUs) cada. As propostas agora seguem para a fase de avaliação técnica, que irá considerar critérios rigorosos de integridade ambiental e salvaguardas socioambientais. A Petrobras será responsável por escolher as propostas que representem o menor custo para a aquisição do total de créditos de carbono desejados.
Os resultados do processo seletivo, que incluirão os vencedores, os volumes de créditos contratados e o valor a ser pago, serão divulgados pela Petrobras após a conclusão do processo licitatório, previsto para o primeiro semestre de 2026.
Créditos das imagens:
Imagem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Brasil
Dezesseis projetos concorrem em edital para restauração da Amazônia
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente