Documentário “Chama-se Amarelo” retrata a crise do Córrego Amarelo em Cachoeiro de Itapemirim
Nesta semana, estreia o documentário “Chama-se Amarelo”, um curta-metragem documental e poético que aborda a crítica situação do Córrego Amarelo, que atravessa diversos bairros de Cachoeiro de Itapemirim.
As primeiras exibições do filme ocorrerão em escolas da cidade: na quarta-feira, 7 de maio, na Escola Liceu Muniz Freire, no bairro Independência; na quinta-feira, 8 de maio, na Escola Valdy Freitas, no Paraíso; e na sexta-feira, 9 de maio, na Escola Bernardino Monteiro, no Amarelo. O curta, dirigido por Weber Cooper, tem duração de 14 minutos e captura a realidade alarmante do córrego, que atualmente é visivelmente afetado pela poluição.
Gravado em diferentes locais da cidade, incluindo residências, pontes, ruas e margens do córrego, o documentário resulta de um esforço coletivo e afetuoso. Ele reúne depoimentos de moradores e cenas sensoriais, além de leituras da crônica “Chamava-se Amarelo”, de Rubem Braga. A obra propõe uma reflexão sobre a interação entre o presente, a memória e a imaginação em relação ao espaço.
“Esse filme nasceu do desejo de olhar, com mais atenção, para o Córrego Amarelo, que, apesar de fazer parte do cotidiano de muitos moradores, muitas vezes é invisibilizado. Buscamos escutar as histórias de quem vive próximo a ele, resgatar memórias e imaginar possibilidades de cuidado com esse território vivo”, explica o diretor Weber Cooper.
A produção é uma realização do grupo ATUAÇÃO e da Cinestésica Filmes, contando com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro de Itapemirim.
A partir do dia 10 de maio, “Chama-se Amarelo” estará disponível gratuitamente no YouTube por 10 dias, garantindo acesso público a todos os interessados. O link para visualização é https://www.youtube.com/atuacao. O filme é livre para todas as idades e oferece acessibilidade com Libras, autodescrição e legendas descritivas.
Documentário sobre o Córrego Amarelo estreia nesta quarta (07) – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES