Inep Lança Edital do Enem 2025: Inscrições Abertas e Novidades
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições serão abertas de 26 de maio a 6 de junho e devem ser feitas pela Página do Participante, disponível no site do Inep.
Detalhes das Provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, consistindo em quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva contará com 45 questões de múltipla escolha.
Cronograma das Aplicações
-
Primeiro dia (9 de novembro): Redação e provas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A duração será de 5 horas e 30 minutos, com término às 19h.
- Segundo dia (16 de novembro): Provas de matemática, química, física e biologia, com duração de 5 horas e término às 18h30.
Os portões de acesso aos locais de prova abrirão às 12h e se fecharão às 13h (horário de Brasília), com início do exame às 13h30.
Alterações para o Pará
Em decorrência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, as provas nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba serão aplicadas em dias diferentes: 30 de novembro e 7 de dezembro. O edital explica que essa alteração foi necessária para atender à logística do evento.
Certificação e Nome Social
Candidatos acima de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica poderão obter a certificação no ensino médio ao alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e nota acima de 500 na redação. Durante a inscrição, os participantes também têm a opção de solicitar o tratamento pelo nome social, que será usado em conformidade com os dados da Receita Federal.
Acessibilidade e Isenção
O edital destaca que os candidatos que necessitarem de atendimento especializado deverão solicitar, no ato da inscrição, as condições que motivaram essa necessidade, incluindo uma variedade de deficiências e condições especiais.
A taxa de inscrição é de R$ 85, e o pagamento pode ser realizado por diferentes métodos, como boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. O prazo para pagamento vai até 11 de junho, com a ressalva de que não haverá prorrogação. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham o intuito de usar o Enem para obter a certificação do ensino médio não precisarão pagar a taxa.
Reaplicação das Provas
Para os participantes que não puderem comparecer por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Para mais informações e detalhes sobre o Enem 2025, acesse o site do Inep.
Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame
Fonte: Agencia Brasil.
Educação