O Espírito Santo encerrou o mês de março com uma excelente notícia: o menor número de homicídios registrados na série histórica. Com apenas 58 assassinatos em 31 dias, o Estado alcançou o melhor resultado desde 1996. Além disso, o primeiro trimestre também apresentou um cenário positivo, com uma redução histórica de 13,9% em relação ao ano passado, totalizando 199 mortes violentas dolosas, contra 231 no mesmo período de 2024.
Esses dados incluem tanto os homicídios comuns quanto os feminicídios. Em março, as regiões Metropolitana e Noroeste se destacaram, registrando os melhores resultados do ano, com 26 e sete homicídios, respectivamente. Todas as regiões do Estado, exceto a noroeste, apresentaram uma redução no número de assassinatos no acumulado do ano.
O governador Renato Casagrande enfatizou que, embora não se deva comemorar enquanto uma vida estiver sendo perdida, o resultado positivo reflete o incansável trabalho das forças de segurança e do programa Estado Presente em Defesa da Vida. O investimento constante na recomposição do efetivo, em tecnologias de segurança e na valorização dos policiais tem sido fundamental para alcançar esses números.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou o empenho das forças de segurança e os investimentos do governo para alcançar as reduções dos últimos anos. Ele destacou que o programa Estado Presente é um sucesso na gestão da segurança pública, mas só funciona devido aos investimentos realizados e ao comprometimento do governador.
Já o secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, comentou que os indicadores demonstram que as forças policiais estão preparadas para responder aos desafios da segurança pública. Ele ressaltou a seriedade com que a gestão do governador lida com o tema e afirmou que enquanto houver cidadãos sendo vítimas de violência no Estado, as ações do programa serão reforçadas.
O mês de março também foi positivo em relação aos feminicídios e homicídios dolosos de mulheres. Foram registradas quatro mortes violentas, sendo uma delas considerada feminicídio. Este resultado representa uma redução em crimes letais contra mulheres em comparação aos meses anteriores. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social reforçou o compromisso em proteger as mulheres no Estado e buscar a redução desses casos.
Em resumo, os resultados positivos do Espírito Santo em relação à redução da violência demonstram o comprometimento das forças de segurança e dos investimentos do governo na proteção da população. Com um trabalho conjunto e foco na segurança pública, o Estado continua avançando no combate à criminalidade e na preservação de vidas.
Fonte: Governo ES