Espirito Santo FM Amplia Projeto Cultural com "De Conversa em Conversa"
A Espírito Santo FM 89.1 anunciou a ampliação do projeto "De Conversa em Conversa – Arte e Cultura em Cena", que é realizado em parceria com o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A iniciativa tem como proposta promover a arte e a cultura brasileira, com edições mensais que receberão talentos reconhecidos nas áreas de música, literatura e artes em geral. Em cada edição, a emissora transmitirá um bate-papo prévio diretamente de seu estúdio com os convidados.
Na estreia do projeto, realizada na terça-feira (29), a poeta, atriz, intérprete e jornalista Elisa Lucinda participou de uma conversa com o músico Roberto Menescal — um dos pioneiros da Bossa Nova —, o professor e pesquisador Júlio Diniz, e o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha. A conversa foi mediada pela apresentadora Karen Vip, e Menescal contribuiu para o evento por telefone.
O diretor da Espírito Santo FM, Daniel Castanheira, destacou que o objetivo é criar um acervo de discussões sobre a música e a cultura brasileiras, arquivando as conversas com os artistas que se apresentam no Parque Cultural. Júlio Diniz, responsável pela curadoria, enfatizou que as discussões ocorrerão de forma livre, sem um roteiro definido, com foco em promover a cidadania e a riqueza cultural do Brasil. "Esse é um projeto de cidadania. Elisa e Menescal são do Espírito Santo e, sem dúvida, brasileiros. Nosso intuito é resgatar a ideia do Brasil como um país cultural", afirmou Diniz.
A conversa também abordou temas como a importância da alteridade e da diversidade. Elisa Lucinda expressou o quanto sua “existência” e “resistência” servem como exemplo para outras artistas negras do Estado. "A minha resistência representa o sonho de outras pessoas e isso me faz muito feliz", disse. Ela ainda celebrou a crescente visibilidade dos artistas capixabas no cenário nacional: "O Espírito Santo caminha cada vez mais para o reconhecimento de seus talentos."
Roberto Menescal e Elisa Lucinda, ambos naturais do Espírito Santo, foram reconhecidos pelo secretário Fabrício Noronha como embaixadores da cultura capixaba. "É uma alegria enorme abrir o ‘De Conversa em Conversa’ com eles, que levam o nome do Estado para o Brasil e para o mundo", afirmou.
O projeto "De Conversa em Conversa" será realizado mensalmente, com novas atrações a serem divulgadas em breve.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador é um espaço dedicado à arte, sustentabilidade e educação, localizado na Residência Oficial do Governo do Estado. Reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, o parque abriga um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e dez temporárias, incluindo esculturas e instalações.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC), e está aberto ao público de terça a domingo. O espaço promove uma interação única entre a arte contemporânea, a natureza e atividades educativas, contando com patrocínios de empresas como EDP, Instituto Cultural Vale e ArcelorMittal.
Para mais informações, a assessoria de comunicação da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública está disponível pelo telefone (27) 3636-6651 ou através do site www.fundacaocarmelia.com.br.
Fonte: Governo ES