Estudantes do Programa Pé-de-Meia Recebem Quinta Parcela do Benefício
Os estudantes participantes do programa Pé-de-Meia de 2025, que nasceram nos meses de setembro e outubro, recebem nesta sexta-feira (1º) o pagamento da quinta parcela do benefício, no valor de R$ 200. Este valor é um incentivo à frequência nas aulas, direcionado a alunos da rede pública matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, os alunos devem manter uma presença mínima de 80% nas aulas.
Pagamento Escalonado
Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrem até o dia 4 de agosto, de forma escalonada conforme o mês de nascimento dos estudantes. O calendário é o seguinte:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: recebimento em 28 de julho;
- Nascidos em março e abril: recebimento em 29 de julho;
- Nascidos em maio e junho: recebimento em 30 de julho;
- Nascidos em julho e agosto: recebimento em 31 de julho;
- Nascidos em setembro e outubro: recebimento em 1º de agosto;
- Nascidos em novembro e dezembro: recebimento em 4 de agosto.
O total de estudantes beneficiados é de aproximadamente 3,3 milhões, conforme informações da Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC.
Depósitos
A quinta parcela da “poupança do ensino médio” de 2025 está sendo depositada em uma conta-poupança criada automaticamente em nome dos estudantes na Caixa. O valor pode ser movimentado ou retirado imediatamente, utilizando o aplicativo Caixa Tem — disponível para alunos maiores de 18 anos. Para menores de idade, a movimentação deve ser autorizada por um responsável legal, que pode conceder o consentimento no aplicativo ou em uma agência da Caixa.
Os estudantes podem também verificar o status dos pagamentos (rejeitado ou aprovado), além de consultar informações escolares e regras do programa no aplicativo Jornada do Estudante, disponível no site do MEC.
Incentivos do Programa
O programa Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivos que, somados, podem alcançar um total de R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio. Essa política pública é voltada a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Com o objetivo de promover a permanência na escola e a conclusão desta etapa de ensino, o Pé-de-Meia atua na democratização do acesso e na redução das desigualdades sociais entre os jovens, além de estimular a mobilidade social.
O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição prévia para o programa; todos os alunos que se encaixam nos critérios estabelecidos são automaticamente inscritos.
Arte/Agência Brasil
Arte/Agência Brasil
Nascidos em setembro e outubro recebem quinta parcela do Pé-de-Meia
Fonte: Agencia Brasil.
Economia