Espírito Santo Comemora o Centenário de Maurício de Oliveira com Homenagem Musical e Releituras
O som cativante do violão, que tem embalado gerações capixabas, ganha um novo fôlego em 2025, quando o Espírito Santo celebra o centenário de nascimento de Maurício de Oliveira, um dos mais importantes ícones da música brasileira. Em homenagem a este legado, a Secretaria da Educação (Sedu), por meio do programa “Música na Rede”, promove uma série de iniciativas que visam perpetuar a memória do violonista e introduzir novas interpretações, executadas por jovens talentos da Rede Pública Estadual de Ensino.
O projeto “Orquestra de Violões nas Escolas” foi o ponto de partida para a criação de duas releituras especiais das composições de Maurício de Oliveira: “Canção da Paz” e “Ardiloso”. O trabalho colaborativo entre professores e alunos, repleto de ensaios e partilhas, resultou na produção destas obras, que já se encontram disponíveis na plataforma digital Spotify.
Aleide Cristina de Camargo, gerente de Currículo da Educação Básica da Sedu, enfatizou que o ápice da celebração musical está marcado para este sábado, 19 de agosto, às 14 horas, durante o 30º Festival de Inverno de Domingos Martins. “Este é um momento muito esperado, não apenas pela emoção das apresentações, mas pelo simbolismo de ver o legado do mestre sendo passado adiante pelas novas gerações”, destacou.
Além da apresentação ao vivo, neste domingo (20) serão lançados dois clipes oficiais que capturam a energia vibrante dos jovens músicos e a profundidade da obra de Maurício de Oliveira. Os clipes, intitulados “100 Anos de Maurício de Oliveira: Canção da Paz” e “100 Anos de Maurício de Oliveira: Ardiloso”, estarão disponíveis no site do Programa Música na Rede. De acordo com Aleide, essas produções audiovisuais têm como objetivo emocionar o público ao mostrar, em detalhes, o processo artístico e a dedicação dos estudantes envolvidos.
O programa Música na Rede, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Espírito Santo, em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), visa proporcionar o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo. O projeto contribui para o desenvolvimento social e comportamental dos alunos, promovendo a formação, difusão e valorização da música de concerto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
E-mail: [email protected]
Deborah Hemerly | E-mail: [email protected]
Cícero Giuri | E-mail: [email protected]
Telefone: (27) 3636-7888 / 3636-7707
Assim, a celebração do centenário de Maurício de Oliveira se apresenta como uma intensa manifestação da cultura musical capixaba, unindo passado e futuro em uma sinfonia de talento e emoção.
Fonte: Governo ES