Retorno de Alunos do Programa de Intercâmbio Estudantil Marca Nova Etapa de Aprendizado
Os 123 alunos da Rede Pública Estadual que participaram da edição 2025 do Programa de Intercâmbio Estudantil da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu) retornaram ao Brasil após 12 semanas de intensivo curso de inglês nas cidades de Montreal, Toronto e Vancouver, no Canadá. O grupo embarcou em sua totalidade no dia 24 de janeiro e chegou ao estado entre o sábado, 19 de agosto, e a segunda-feira, 21 de agosto.
Durante um evento de recepção a um dos grupos, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou o impacto positivo do programa no desenvolvimento académico e pessoal dos estudantes. Ele reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a internacionalização da educação e a criação de oportunidades transformadoras para os jovens capixabas. “Este já é um programa bastante consolidado e representa uma vivência que não apenas melhora o idioma, mas também proporciona uma experiência cultural muito rica, com um potencial multiplicador significativo para os alunos da nossa Rede”, afirmou Vitor de Angelo.
Ao chegarem ao aeroporto de Vitória, os jovens intercambistas compartilharam suas emoções sobre o retorno e refletiram sobre suas experiências no exterior. Ana Vitória Silva, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Renato Pacheco, em Vitória, relatou a transformação que a viagem proporcionou. “Essa experiência no Canadá foi incrível. Vivemos em um país com clima e regras totalmente diferentes, mas conseguimos nos adaptar muito bem. Fizemos muitas amizades, aprendemos muito inglês e como viver fora. Foi muito bom. Acho que vai ser uma experiência que ficará marcada para sempre na minha vida”, declarou Ana Vitória.
A estudante também expressou seus planos futuros após a vivência internacional. “Pretendo aprimorar ainda mais meu inglês para ser professora e dar oportunidade para outras crianças irem, assim como eu fui. Sou muito grata por tudo que vivi”, completou.
Witson Henrique Gomes da Costa, aluno da EEEM Florentino Avidos, em Vila Velha, também celebrou sua participação no programa. “Para mim foi incrível. É difícil encontrar palavras para explicar o que senti lá. Foram três meses transformadores. Aprendi uma nova cultura, estudei inglês e fiz amizades que quero levar para a vida toda”, relatou Witson.
O intercambista ainda ressaltou o esforço necessário para conseguir a aprovação no programa. “Estudei bastante durante dois anos, pedi a Deus e me preparei. Agora estou no terceiro ano e sigo ainda mais motivado”, ressaltou.
O Programa de Intercâmbio Estudantil, criado em 2009, atualmente abrange 28 unidades em escolas nas 11 Superintendências Regionais de Educação do Espírito Santo. Em 2010, o projeto foi integrado ao Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de oferecer aos alunos uma experiência de estudos no exterior, consolidando as competências adquiridas nos cursos de línguas e possibilitando a utilização do idioma em contextos sociais, culturais e profissionais.
Nesta edição do programa, os estudantes foram contemplados com bolsas na modalidade de Curso Intensivo de Línguas, sendo 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 bolsas para o Canadá e cinco bolsas para o Chile.
Para informações adicionais e sugestões de pauta, entre em contato através do e-mail: [email protected].
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Email: [email protected]
Deborah Hemerly
Email: [email protected]
Telefone: (27) 3636-7706 / 3636-7707.
Fonte: Governo ES