Conteúdo Exclusivo:

Procon de Cachoeiro capacita servidores para aprimorar atendimento

Procon de Cachoeiro Realiza Capacitação para Aprimorar Atendimento ao...

Delicie-se com o Giro Gastronômico do Rei em Cachoeiro!

Cachoeiro de Itapemirim Celebra o Aniversário de Roberto Carlos...

Cachoeiro participa de Encontro de Redes de Salas para empreendedores

Cachoeiro de Itapemirim Participa do IV Encontro de Redes...

Estudo investiga problemas cardíacos em tamanduás-bandeiras no Brasil

Meio AmbienteEstudo investiga problemas cardíacos em tamanduás-bandeiras no Brasil

Estudo Revela Riscos Cardíacos em Tamanduás-Bandeiras Resgatados

Os tamanduás-bandeiras, anteriormente encontrados em quase todo o território brasileiro e em grande parte da América do Sul, enfrentam uma séria ameaça de extinção no Brasil. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em colaboração com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), destaca a necessidade de cuidados especiais para os tamanduás-bandeiras resgatados e mantidos em cativeiro, especialmente no que diz respeito à saúde cardiovascular.

A pesquisa, publicada no periódico acadêmico Journal of Zoo and Wildlife Medicine, identificou que esses animais apresentaram um risco elevado de desenvolver problemas cardíacos, ligados, principalmente, à alimentação inadequada. O professor Sávio Amado da Silva, do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFRRJ, enfatiza que a identificação da predisposição ao desenvolvimento de doenças cardíacas é um passo fundamental para a conservação da espécie.

“Considerando que a cardiomegalia e outras doenças cardíacas são frequentes nessa espécie e podem levar à morte desses animais, o estabelecimento dos parâmetros próprios e confiáveis na ecocardiografia é o primeiro grande passo para termos segurança no diagnóstico de doenças cardíacas. Isso nos permitirá tratar de forma mais eficaz os animais doentes”, explica o professor.

Desafios Alimentares

Um dos principais desafios para a manutenção da saúde dos tamanduás-bandeiras em cativeiro é a replicação de sua dieta natural, composta principalmente por insetos e formigas. O professor Pedro Eduardo Brandini Néspoli, principal responsável pelo estudo, alerta que a dificuldade em oferecer uma alimentação adequada aumenta ainda mais o risco de problemas cardíacos nesses animais.

“É uma alimentação difícil de ser feita nessas condições. Você não tem como capturar formigas e outros insetos para dar a esses animais, então você tem que fazer uma ração balanceada”, afirma Néspoli.

Com a ausência de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) bem estruturado na região, o Hospital Universitário da UFMT frequentemente recebe animais encaminhados pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado. A dieta inadequada levada pelos tamanduás-bandeiras resgatados tem resultado em quadros de insuficiência cardíaca, que foram identificados através de exames ecocardiográficos.

Ao longo de seis anos de pesquisa, iniciada em 2017 e concluída em 2022, a equipe de pesquisadores coletou dados que revelaram um aumento nas cavidades cardíacas dos tamanduás-bandeiras em cativeiro. Os pesquisadores também compararam esses dados com animais de vida livre que não apresentaram problemas cardíacos, estabelecendo assim um padrão para a avaliação de saúde cardiovascular na espécie.

Espécie Vulnerável

Em 2022, o tamanduá-bandeira foi classificado como “vulnerável” pela plataforma Salve do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A conservação da espécie é prejudicada por diversos fatores, como a diminuição de áreas preservadas, atropelamentos em estradas, queimadas florestais e caça. Além disso, as mudanças climáticas, especialmente o aquecimento nos biomas brasileiros, têm contribuído para a redução da população de tamanduás-bandeiras, que são especialmente sensíveis ao calor extremo.

O professor Sávio Amado da Silva destaca que o cumprimento das leis de conservação já existentes poderia representar um grande avanço para a preservação dessa espécie. Ele afirma que medidas como o controle do desmatamento e a punição das queimadas e da caça são essenciais para a proteção do tamanduá-bandeira, além da necessidade de reordenação de corredores florestais e construção de pontos de passagem em rodovias.

Pesquisadores estudam cardiopatias em tamanduás-bandeiras. Crédito: Divulgação/UFMT

Estudo avalia a saúde cardiovascular dos tamanduás-bandeiras no país

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Governo do ES arrecada 700 livros para pacientes do Hospital Jayme Neves

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves Lança Campanha de...

Prefeitura de Piúma abre 398 vagas para estágio obrigatório no 1º semestre de 2025 – Inscrições abertas!

Prefeitura de Piúma abre 398 vagas para estágio obrigatório...

Brasil exige visto de turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir de hoje

Cidadãos da Austrália, Canadá e EUA Precisarão de Visto...

Paiva surpreende e muda esquema do Botafogo; confira a escalação!

Botafogo busca surpreender em partida decisiva contra Carabobo na...

Newsletter

Mais Lidas

Lula participa da Cúpula da Celac em busca de integração regional

Lula Participa da 9ª Cúpula da CELAC em Honduras O...

Região de Afonso Cláudio pede instalação de batalhão da PM à ALES para combater violência.

Na noite desta quinta-feira (3), durante a audiência pública...

Receita Federal registra 8,2 milhões de declarações do IR em 2025

Receita Federal Recebe Mais de 8 Milhões de Declarações...

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Governo do ES arrecada 700 livros para pacientes do Hospital Jayme Neves

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves Lança Campanha de Arrecadação de Livros para Pacientes A leitura é uma ferramenta poderosa que pode transformar momentos e...

Prefeitura de Piúma abre 398 vagas para estágio obrigatório no 1º semestre de 2025 – Inscrições abertas!

Prefeitura de Piúma abre 398 vagas para estágio obrigatório no 1º semestre de 2025 A Prefeitura de Piúma, por meio da Secretaria de Administração, está...

Brasil exige visto de turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir de hoje

Cidadãos da Austrália, Canadá e EUA Precisarão de Visto para Entrar no Brasil a Partir de 10 de Outubro A partir da próxima quinta-feira, 10...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui