Conteúdo Exclusivo:

Treinamento em Cachoeiro aprimora notificação de violências sociais

Cachoeiro de Itapemirim Capacita Profissionais para Notificação de Situações...

Cachoeiro celebra arte que valoriza tradições com artistas locais

Encontro Especial Celebra Produção Artística em Cachoeiro de Itapemirim Cachoeiro...

Dia D de Negociação de Dívidas: Procon Cachoeiro ajuda consumidores

Procon de Cachoeiro Realiza Dia D de Negociação de...

EUA são acusados de manipulação em relatório sobre direitos humanos

InternacionalEUA são acusados de manipulação em relatório sobre direitos humanos

Human Rights Watch Acusa EUA de Manipulação em Relatório Anual sobre Direitos Humanos

Uma das mais proeminentes organizações de direitos humanos, a Human Rights Watch (HRW), lançou duras críticas ao governo dos Estados Unidos, acusando-o de manipulação política no relatório anual apresentado na última terça-feira, 12. A entidade alegou que o documento, que aborda a situação dos direitos humanos em vários países, incluindo o Brasil, ignora graves violações em nações aliadas, como El Salvador, Hungria e Israel, enquanto aponta uma deterioração no panorama dos direitos humanos em países como o Brasil e a África do Sul.

Sarah Yager, diretora da HRW em Washington, afirmou que “o novo relatório de direitos humanos do Departamento de Estado é, em muitos aspectos, um exercício de encobrimento e enganação”. Segundo ela, o governo de Donald Trump transformou a publicação em uma ferramenta que minimiza abusos praticados por autocratas, tornando-os mais aceitáveis.

A HRW destacou que a credibilidade do relatório foi comprometida pela exclusão de categorias relevantes, como violações de direitos de mulheres, pessoas LGBTQIA+ e indivíduos com deficiência. “Categorias inteiras de abusos foram apagadas, enquanto graves violações de direitos por governos aliados foram encobertas”, completou Yager.

O relatório, que é obrigatório desde 1974, tem como objetivo orientar as relações dos EUA com países que apresentam um padrão consistente de violações graves de direitos humanos. Contudo, no caso do Brasil, o documento conclui que houve um agravamento na situação, alegando uma “violação à liberdade de expressão” durante investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre grupos na internet que tentam desestabilizar o sistema eleitoral.

Os analistas alertam sobre a narrativa da extrema-direita, tanto nos EUA quanto no Brasil, que distorce a realidade, alegando um clima de censura e perseguição. Pedro Kelson, do Programa de Democracia da Washington Brazil Office (WBO), ressaltou que essa estratégia busca deslegitimar investigações que visam responsabilizar os ataques ao Estado Democrático de Direito no Brasil.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro pressionou líderes militares a suspender o resultado da eleição presidencial de 2022, em que perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, surgiram alegações sobre planos para a prisão e assassinato de autoridades, os quais os acusados negam.

Relatório sobre Outros Países

Israel
O relatório também foi criticado por ignorar questões graves em Israel, como o deslocamento forçado de palestinos e a privação de serviços essenciais em Gaza. A HRW destacou que abusos como o uso da fome como arma de guerra foram omitidos.

El Salvador
Embora enfrentando denúncias severas de violação de direitos humanos, o governo dos EUA afirmou que “não houve relatos confiáveis de violações significativas” em El Salvador, onde a administração de Nayib Bukele é vista como amiga de Trump. Organizações de direitos humanos, no entanto, denunciam prisões arbitrárias e abuso das liberdades individuais.

Hungria
A HRW também se referiu à Hungria, destacando como o governo húngaro tem minado instituições democráticas e restringido a liberdade de expressão. O Departamento de Estado, segundo a HRW, ignorou essas violações.

África do Sul
Por fim, a África do Sul foi mencionada no relatório, que afirma uma piora nas condições dos direitos humanos, especialmente com a promulgação de leis que permitem desapropriação de terras sem compensação, controversas entre a população e vistas como um retorno a abusos raciais.

Este contexto destaca um panorama complexo e multifacetado sobre a situação dos direitos humanos em vários países, onde a realidade parece ser moldada por interesses políticos e estratégicos da administração dos EUA.

ONG denuncia manipulação em relatório dos EUA sobre direitos humanos

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

Últimas

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio em Vitória

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio em Vitória A Polícia...

Polícia Civil prende homem condenado por estupro em Vila Velha

Polícia Civil do ES Prende Homem Condenado por Estupro...

SINE de Anchieta: Disponíveis 42 Vagas de Emprego na Casa do Cidadão

O SINE de Anchieta está com 42 vagas de...

Nestor brilha pelo Bahia e mostra seu valor com importante gol

Néstor brilha ao marcar pelo Bahia, manda recado e...

Newsletter

Mais Lidas

Cachoeiro cria comissão para impulsionar regularização fundiária urbana

Cachoeiro de Itapemirim cria Comissão Especial para Analisar Projetos...

Israel registra maior número de jornalistas mortos na história.

Conflito em Gaza: A Morte de Jornalistas Alcance Histórico Em...

SINE de Anchieta oferece 41 novas vagas de emprego em diversas áreas

Prefeitura Municipal de Anchieta abre 41 vagas de emprego...

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Anchieta oferece 52 novas oportunidades de emprego no SINE nesta segunda-feira.

SINE de Anchieta oferta 52 vagas de emprego O Sistema...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio em Vitória

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio em Vitória A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa...

Polícia Civil prende homem condenado por estupro em Vila Velha

Polícia Civil do ES Prende Homem Condenado por Estupro de Vulnerável em Vila Velha A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em uma ação conjunta...

SINE de Anchieta: Disponíveis 42 Vagas de Emprego na Casa do Cidadão

O SINE de Anchieta está com 42 vagas de emprego disponíveis para aqueles que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Os interessados podem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui