Exposição “Artesanato: Releituras e Meio Ambiente” é Inaugurada em Cachoeiro de Itapemirim
A Sala Higner Mansur, localizada no Arquivo Público Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, no Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro, recebeu nesta terça-feira (14) a abertura da exposição “Artesanato: Releituras e Meio Ambiente”. A mostra reúne o resultado das oficinas de Artesanato em Biscuit do projeto “A Arte que Integra a Vida… e Descobre Talentos”, iniciativa do Grupo ELA de Teatro em parceria com o Projeto Vill’Agindo.
Sob a coordenação do artesão Beto Rodrigues, as oficinas de Artesanato em Biscuit contaram com a participação de jovens e adultos a partir dos 8 anos. Durante as atividades, os alunos aprenderam técnicas de modelagem em massa de porcelana fria, integrando aspectos técnicos e criativos. As obras expostas refletem uma diversidade de temas, como paisagens naturais, manguezais e árvores, além de miniaturas inspiradas no renomado escritor capixaba Rubem Braga e releituras de obras da artista Tarsila do Amaral.
A exposição se alinha ao contexto das discussões que precedem a COP30 Brasil, a conferência global sobre mudanças climáticas que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém (PA). Com isso, promove uma reflexão sobre a interseção entre arte e a consciência ecológica, além da valorização cultural.
O projeto “A Arte que Integra a Vida… e Descobre Talentos” visa ampliar o acesso à cultura e fomentar novos talentos em Cachoeiro de Itapemirim, oferecendo oficinas de violão, canto coral, artesanato e literatura. Sob a coordenação de Lucimar Costa, a iniciativa é contemplada pelo Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, da Linha de Fomento 4 – Territórios Criativos, do Programa Estado Presente – Bairro Village da Luz, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult/ES).
A exposição “Artesanato: Releituras e Meio Ambiente” convida a comunidade de Cachoeiro a apreciar o trabalho artístico produzido e a refletir sobre a importância da arte como ferramenta de transformação social e ambiental.
Exposição une arte, consciência ambiental e identidade capixaba em Cachoeiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES