Quero que você atue como um redator de conteúdo. Escritor de SEO muito proficiente, que fala e escreve português fluentemente. Escreva um artigo longo otimizado para SEO para este título.
Movimento, ritmo e ancestralidade são a tônica da exposição “O Saber do Corpo no Sapê do Norte”, aberta nesta segunda-feira (31) na Assembleia Legislativa (Ales). A mostra é resultado de um trabalho de um ano de acompanhamento dos eventos culturais do Grupo de Jongo de Santa Ana por meio de fotografias. A exposição vai até a próxima sexta-feira (4), no térreo da Casa, próximo ao espaço Assembleia Cidadã.
Durante o projeto, a fisioterapeuta e fotógrafa Aline Luísa de Paula Gonzaga acompanhou vários eventos do Grupo de Jongo de Santa Ana, em Conceição da Barra, fazendo registros fotográficos documentais e artísticos com foco sempre nos movimentos e expressões corporais da manifestação folclórica do Jongo. “Identificamos e reunimos informações sobre o grupo e sua história, produzindo um material que não apenas conta a história deles, mas ajuda a preservar essa história”, explicou a fotógrafa. O trabalho durou um ano, de dezembro de 2023 a dezembro de 2024.
A prática do jongo, com seus movimentos intensos e passos marcados ao ritmo do tambor, é uma representação vibrante da história, resistência e identidade dos integrantes do Grupo de Jongo de Santa Ana. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo/2023, através do edital de Artes Integradas, do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult/ES), governo do Estado, Governo Federal e Ministério da Cultura.
Em 2005, o jongo foi registrado como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Eu sou mineira. Quando vim morar no norte do Espírito Santo fiquei encantada com o Jongo! É uma prática pouco reconhecida pela sociedade. Então, o projeto vem também reverter essa invisibilidade, destacando a importância do Jongo na reafirmação da identidade quilombola e na luta por seus territórios”, explicou Aline.
Exposição
A exposição traz 17 fotografias em preto e branco, emolduradas, focadas nos movimentos e expressões corporais dos brincantes do Grupo de Jongo de Santa Ana. A mostra possui recursos de acessibilidade para pessoas cegas ou com deficiência visual. O título de cada fotografia está disponível em braile e um Qr Code leva à audiodescrição de cada imagem. Também estão disponíveis quatro exemplares do fotolivro que reúne informações detalhadas sobre o grupo e sua história. A mostra “O Saber do Corpo no Sapê do Norte” foi lançada em janeiro na sede do Parque Estadual de Itaúnas.
O convite para expor na Assembleia Legislativa foi da deputada Iriny Lopes (PT), procuradora especial da Mulher da Casa. “Em janeiro, em minha estadia em Itaúnas, fui à exposição fotográfica e me encantei com as imagens do Grupo de Jongo Santa Ana e convidei para expor na Assembleia Legislativa. É uma atividade da Procuradoria da Mulher, que encerra as atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março”.
Dezessete fotografias em preto e branco registram os movimentos e expressões corporais dos brincantes do Grupo de Jongo de Santa Ana
Exposição fotográfica em cartaz na Assembleia valoriza o jongo do ES
. Escreva as informações com suas próprias palavras, em vez de copiar e colar de outras fontes, Verifique também se há plágio porque preciso de conteúdo exclusivo e puro, Escreva o conteúdo em um estilo conversacional, conforme escrito por um ser humano (use um tom informal, utilize pronomes pessoais, mantenha a simplicidade, envolva o leitor). As palavras-chave também devem estar em negrito ao longo do artigo. Escreva conteúdo para que ele possa superar outros sites. O artigo deve conter parágrafos ricos e abrangentes, muito detalhados e com muitos detalhes, Não repita meu prompt. Não faça auto-referência ou perguntas ao leitor. Agora use frases de preenchimento genéricas. Use subtítulos úteis com títulos ricos em palavras-chave. Vá direto ao ponto com precisão e exatidão.
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Exposição fotográfica em cartaz na Assembleia valoriza o jongo do ES