Fortaleza e Ceará são rebaixados e jogarão a Série B em 2026
O Fortaleza sofreu uma dura derrota para o Botafogo, por 4 a 2, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (7). Com o resultado, o Leão encerra sua participação no Campeonato Brasileiro na 18ª posição, com 43 pontos, e confirmando sua queda para a Série B em 2026. O time vinha de uma sequência impressionante com nove jogos invictos e quatro vitórias consecutivas, mas a reviravolta na partida selou seu destino.
A partida teve um início promissor para o Fortaleza. O atacante Breno Lopes abriu o placar para o Botafogo aos 16 minutos com um chute potente da entrada da área. Entretanto, nos acréscimos do primeiro tempo, Montoro igualou o marcador com um belíssimo gol aos 49 minutos. O segundo tempo começou frenético, e, logo aos 2 minutos, Arthur Cabral virou a partida para os mandantes. Um momento crucial ocorreu aos 6 minutos, quando um jogador do Fortaleza finalizou, e a bola bateu no braço de Barrera, que estava dentro da área. A favor do Fortaleza, a arbitragem, com auxílio do VAR, anulou o terceiro gol do Botafogo e concedeu um pênalti. Bareiro não desperdiçou e empatou o jogo em 2 a 2 aos 10 minutos.
A pressão continuou e, aos 38 minutos, depois de um escanteio cobrado por Santi, Marçal cabeceou para ampliar o placar. Nos minutos finais, Mateo Ponte consolidou a vitória em contra-ataque, definindo o placar em 4 a 2. Com essa vitória, o Botafogo terminou o campeonato na 6ª posição com 63 pontos e aguarda a final da Copa do Brasil para definir sua participação na Libertadores em 2026.
Na mesma rodada, o Ceará também foi rebaixado após perder de virada para o Palmeiras, por 3 a 1, no Castelão, em Fortaleza. O Vozão começou bem, com Pedro Raul abrindo o placar aos 11 minutos. Porém, o Palmeiras empatou rapidamente, com Facundo Torres marcando aos 16 minutos. Na segunda etapa, Ramón Sosa virou o jogo para o Verdão aos 15 minutos, e Flaco López ampliou aos 19. O Ceará finalizou o campeonato na 17ª posição, também com 43 pontos.
Além do Fortaleza e do Ceará, outras equipes já rebaixadas, Sport e Juventude, se juntarão à segunda divisão em 2026.
Vitória e Internacional garantem permanência na Série A
No lado positivo, o Vitória conquistou uma vitória crucial contra o São Paulo, por 1 a 0, no Estádio Barradão, em Salvador. O gol da vitória foi anotado por Baralhas, aos 22 minutos do segundo tempo, o que assegurou ao clube baiano 46 pontos e a 15ª posição na tabela.
O Internacional também garantiu sua permanência ao vencer o Bragantino por 3 a 1, no Estádio Beira-Rio, com gols de Mercado, Alan Patrick e Carbonero. O Colorado fechou a competição na 16ª posição, com 44 pontos, dependendo de outros resultados em sua sobrevivência na elite do futebol brasileiro.
A rodada final do Campeonato Brasileiro também trouxe outros resultados significativos: Flu de 2 a 0 sobre o Bahia, Corinthians 1 a 1 Juventude, Atlético-MG 5 a 0 Vasco, Sport 0 a 4 Grêmio e Santos 3 a 0 Cruzeiro.
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes