Israel Bloqueia Ajuda Humanitária em Gaza: A Crise Alimentar Atinge Níveis Alarmantes
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) alertou que Israel está bloqueando a entrada de ajuda humanitária em Gaza, levando o enclave a ser descrito como "o lugar mais faminto do mundo". Jens Laerke, porta-voz da organização, enfatizou que a situação é crítica, com quase 100% da população da região sob risco de fome.
Durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, Laerke destacou que apenas 600 dos 900 caminhões de ajuda humanitária foram autorizados a chegar à fronteira entre Israel e Gaza, sendo que obstáculos burocráticos e questões de segurança dificultam ainda mais o transporte da ajuda. "O que conseguimos trazer foi farinha", informou Laerke. No entanto, ressaltou que esse alimento não é pronto para consumo, uma vez que necessita ser cozido.
Além do cenário alimentar, a saúde na região também está em colapso. Tommaso della Longa, porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, mencionou que cerca da metade das instalações médicas em Gaza está inoperante devido à falta de combustível e de equipamentos médicos essenciais.
A situação em Gaza continua a se deteriorar, levantando preocupações sobre a capacidade de assistência das organizações humanitárias na região.
Este conteúdo foi veiculado pelo site do Governo Federal do Brasil. É proibida a reprodução deste conteúdo.
ONU: bloqueio de ajuda torna Gaza “a região mais faminta do mundo”
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional