Espírito Santo Sedia 72ª Reunião Nacional da ABIO com Foco em Comunicação Pública
Na quinta-feira, 30 de setembro, o Espírito Santo deu início à 72ª Reunião Nacional da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO). O evento, que reúne gestores e especialistas de todo o Brasil, ocorre no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, e prossegue até sábado, 1º de outubro. Com o tema “Conectando Pessoas, Cultura e Sustentabilidade”, a reunião visa discutir os novos rumos da comunicação pública em meio à transformação digital.
A abertura do encontro contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, recebido pela diretora-geral da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), Sandra Shirley de Almeida, e pelo presidente da ABIO e diretor da Imprensa Oficial do Pará, Jorge Panzera. O evento também foi prestigiado pelo Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, e pelo diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
Em sua fala, o governador Renato Casagrande enfatizou a importância das imprensas oficiais para a transparência e o acesso à informação pública. “Vivemos em tempos em que a comunicação precisa ser não apenas eficiente, mas também confiável. As imprensas oficiais têm um papel essencial nesse processo, porque são a base da credibilidade do Estado”, afirmou.
Sandra Shirley, diretora-geral do DIO/ES, destacou a relevância do evento como um espaço de cooperação entre instituições. “As imprensas oficiais unem tradição e inovação. Preservamos a história, mas também nos reinventamos para atender às novas demandas da sociedade digital”, afirmou.
O primeiro dia da programação trouxe uma palestra do doutor em Educação e especialista em inovação, Guto Niche, que provocou reflexões sobre as transformações tecnológicas e seus impactos na comunicação pública. Ele abordou a necessidade de desenvolver políticas de informação que coloquem o cidadão no centro. “Precisamos provocar nas pessoas, especialmente nos jovens, o interesse pela história, pelo que é produzido pela inteligência humana. Sem isso, viveremos à mercê de uma tecnologia sem o uso apropriado”, pontuou Niche.
Outro destaque da programação foi a apresentação da assessora jurídica do DIO/ES, Liliane do Nascimento, que apresentou um estudo sobre a atual situação das imprensas oficiais no País, ressaltando as dificuldades impostas por constantes mudanças na legislação. “As alterações nas legislações acabam dificultando o trabalho das imprensas oficiais, pois trazem instabilidade para a atuação das instituições”, explicou.
A cerimônia de abertura também contou com a apresentação do Coral “Vozes que Inspiram”, uma iniciativa da DIO/ES em parceria com a União de Cegos Dom Pedro II, de Vila Velha, e patrocinada pela Fourtrust Consultoria. A performance tocou o público e simbolizou o espírito de inclusão que vai nortear o encontro das imprensas oficiais.
Para mais informações, a Gerência de Comunicação do DIO/ES está à disposição pelos contatos: Renata Belmiro e Stephanie Oliveira, através do telefone (27) 3636-6908.
Fonte: Governo ES