Fortalecimento do Empreendedorismo Feminino em 2025: Programa Elas no Campo e na Pesca Avança no Espírito Santo
Em 2025, o Programa Elas no Campo e na Pesca, uma importante iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, destacou-se pelo fortalecimento e expansão de suas atividades, voltadas para o incentivo ao empreendedorismo feminino nas áreas rurais e pesqueiras. Em parceria com o Sebrae, por meio do projeto Delas, foram promovidas seis capacitações, reunindo um total de 86 mulheres em diferentes municípios, incluindo São José do Calçado, Mimoso do Sul, Vitória, Jerônimo Monteiro e Itapemirim.
As capacitações abordaram temas essenciais para o desenvolvimento profissional e econômico das participantes. Entre os conteúdos trabalhados, destacam-se vendas, marketing, empreendedorismo, marca pessoal, formação de preços e inteligência emocional. Estes tópicos foram minuciosamente selecionados para favorecer a profissionalização, a autonomia e a competitividade das mulheres atendidas.
Além das capacitações, o programa promoveu o protagonismo feminino ao incluir representantes de diversas cadeias produtivas em cinco feiras estaduais. Esses eventos foram fundamentais para a comercialização e visibilidade dos produtos capixabas, contando com a participação de mulheres envolvidas em setores como cacau, café, pecuária, reforma agrária, além de comunidades indígenas e quilombolas, evidenciando o caráter inclusivo da iniciativa.
Dentro das ações do Programa Elas no Campo e na Pesca, o projeto Mulheres do Café também avançou significativamente em 2025. Coordenado pelo Incaper e apoiado pela Secretaria da Agricultura e pela Fapes, através do Programa Inovagro, o projeto, com um investimento de R$ 836,7 mil e duração prevista de três anos, busca agregar valor à produção cafeeira e aumentar o reconhecimento do trabalho das mulheres na cafeicultura capixaba. O foco é promover a equidade de oportunidades e qualificação técnica no setor.
Ao final de 2025, as ações conjuntas do Programa Elas no Campo e na Pesca e do projeto Mulheres do Café resultaram no atendimento de 1.633 mulheres. Ao todo, foram realizadas 67 atividades, que incluíram 33 capacitações, nove feiras, 10 Dias Especiais, um Dia de Campo, 10 palestras, uma excursão e um podcast. Essas ações consolidaram o programa como uma das principais frentes estaduais de apoio ao empreendedorismo feminino no meio rural.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, enfatizou que os resultados obtidos refletem o compromisso do governo estadual em valorizar as mulheres que sustentam uma significativa parcela da produção rural no Espírito Santo. “O Programa Elas no Campo e na Pesca tem mostrado que investir na formação e no protagonismo feminino é promover desenvolvimento sustentável. Cada capacitação e espaço de comercialização conquistado representam mais autonomia, renda e reconhecimento para essas mulheres que fazem a agricultura e a pesca avançar no Espírito Santo”, afirmou.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura está à disposição através de contato pelo telefone (27) 3636-3700 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES