Acesso Cidadão do Espírito Santo Atinge 3,26 Milhões de Usuários
O Acesso Cidadão, uma ferramenta de login único que permite o acesso a serviços digitais do Governo do Estado do Espírito Santo, registrou um total de 3,26 milhões de usuários, correspondendo a 80% da população capixaba, estimada em 4,12 milhões de habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o Acesso Cidadão está integrado ao Gov.BR, o portal do Governo Federal que reúne diversos serviços públicos. Graças a essa integração, a plataforma possibilita o acesso a mais de 500 sistemas, oferecendo um leque variado de serviços aos cidadãos.
Um dos principais serviços oferecidos é o Agenda-ES, que viabiliza a marcação on-line de atendimentos presenciais, como a emissão da carteira de identidade e o atendimento no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). Além disso, facilita a visita a parques estaduais e a utilização de serviços digitais oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).
Outras funcionalidades incluem o E-Docs, que permite a tramitação eletrônica de documentos e processos do Poder Executivo Estadual, e o e-OUV, que centraliza as demandas enviadas por cidadãos à Ouvidoria-Geral do Governo do Estado.
O Acesso Cidadão também disponibiliza a adesão ao Programa Nota Premiada Capixaba, que busca estimular a educação fiscal entre os capixabas, além de possibilitar inscrições nos Programas Jovens Valores e Nossa Bolsa.
Para Marcelo Cornélio, diretor-geral do Prodest, o Acesso Cidadão representa um compromisso do Governo do Estado em oferecer serviços digitais de forma simples e acessível, com foco na qualidade de vida da população. “Temos como uma das nossas prioridades fazer com que o Poder Executivo Estadual esteja mais conectado com as pessoas, priorizando a segurança dos dados. Com o grande alcance do Acesso Cidadão, conseguimos atingir essa meta de forma exemplar”, destacou Cornélio.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação do Prodest está à disposição através do e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES