Instituto Capixaba de Pesquisa Lança Nova Edição de Ferramenta de Avaliação de Sustentabilidade na Cafeicultura
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acaba de divulgar a 2ª edição revisada e ampliada do documento técnico intitulado “Sistema para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade da Cafeicultura do Espírito Santo”. A nova publicação surge como um suporte técnico para a avaliação do nível de sustentabilidade nas propriedades produtoras de café, ampliando as diretrizes apresentadas na primeira versão, lançada em 2021 pela Editora Incaper.
O sistema é baseado em uma planilha eletrônica que agrega 39 indicadores que abrangem aspectos essenciais, como manejo do solo, qualidade da água e uso de insumos agrícolas. Por meio de cálculos automatizados, a ferramenta proporciona a geração de relatórios com gráficos que facilitam a visualização do nível de adequação das propriedades, contribuindo para uma gestão mais eficiente e sustentável das atividades produtivas.
O documento técnico não só detalha as funcionalidades da ferramenta digital, como também oferece orientações de uso e reúne dados que seguem os critérios de sustentabilidade estabelecidos pela Plataforma Global do Café. Este material também fundamenta ações de planejamento participativo, permitindo que técnicos e agricultores colaborem na elaboração de cronogramas com propostas e soluções viáveis que visem a melhoria dos índices de sustentabilidade.
Um dos pontos que motivaram a atualização da ferramenta foi a recente aprovação do Regulamento Anti Desmatamento da União Europeia (EUDR), que afeta diretamente a comercialização de café brasileiro. Este regulamento exige que as empresas da UE garantam que os produtos importados, incluindo o café, não sejam originários de áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2020. Essa mudança é crítica para a sustentabilidade da cadeia produtiva e a adequação dos produtores às exigências do mercado interno e externo.
Marx Martinuzzo, técnico do Incaper e um dos autores da publicação, destacou a relevância dos Indicadores de Sustentabilidade para a cafeicultura capixaba. Ele enfatizou que a ferramenta oferece suporte valioso para os extensionistas de forma a fomentar a sustentabilidade e o planejamento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), permitindo insights significativos para as demandas do meio rural nas comunidades envolvidas no Projeto Cafeicultura Sustentável.
Os interessados podem acessar gratuitamente os conteúdos da nova versão do documento técnico de orientação, bem como a planilha do Sistema para Avaliação de Indicadores de Sustentabilidade da Cafeicultura pelos links disponibilizados:
Para mais informações, a imprensa pode entrar em contato com a Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper, pelo telefone (27) 98849-3139 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES