Secretaria da Justiça do Espírito Santo doa mochilas confeccionadas no sistema prisional a projeto social de karatê
Na última quinta-feira, 3 de outubro, a Secretaria da Justiça (Sejus) do Espírito Santo realizou a entrega de aproximadamente 50 mochilas confeccionadas no sistema prisional a crianças e adolescentes envolvidos no projeto social Guerreiro Dojo, localizado em Jacaraípe, na Serra. Esta iniciativa utiliza o esporte, especificamente o karatê, como uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento comunitário.
As mochilas foram elaboradas na Penitenciária Estadual de Vila Velha II, situada no Complexo Penitenciário de Xuri, por um grupo de 10 internos que atuam na fábrica de costura da unidade. A doação foi recebida com entusiasmo pela comunidade e pelo responsável pelo projetot, Igino Pereira Santos Neto, que destacou a importância do gesto. “O recebimento das doações das bolsas é fundamental porque contribui para a melhoria da vida das pessoas na comunidade. Além de fortalecer laços de solidariedade, também impulsiona o esporte. Nosso objetivo é proporcionar, através do karatê, uma melhor qualidade de vida às crianças e jovens. Estamos gratos pela doação”, afirmou Santos Neto.
O projeto Guerreiro Dojo conta com a participação de 90 indivíduos, a maioria crianças e adolescentes, que se reúnem para os treinos na Arena Jacaraípe. Santos Neto também enfatizou os benefícios do karatê, que vão além do desenvolvimento físico. “O karatê ensina princípios de ética, respeito e honestidade, fundamentais para moldar o caráter dos jovens. Também contribui para o aprimoramento motor, cognitivo, social e afetivo dos participantes, ensinando-os a enfrentar as adversidades de forma equilibrada. Nosso compromisso é com a promoção da inclusão social, o combate à evasão escolar e a redução da criminalidade em comunidades vulneráveis”, destacou.
Para mais informações à imprensa, a Assessoria de Comunicação da Sejus disponibiliza os contatos: Sandra Dalton e Paula Lima, pelo telefone (27) 3636-5732 ou pelos celulares 99933-8195 e 99241-7856, além do e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES