Espírito Santo Brilha nas Paralimpíadas Escolares 2025 com 119 Medalhas
O Estado do Espírito Santo finalizou sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2025 com um desempenho notável, totalizando 119 medalhas, sendo 56 de ouro, 42 de prata e 21 de bronze. O evento, que ocorreu em São Paulo durante duas semanas, até o último domingo (28), trouxe à tona novas promessas e conquistas marcantes para os atletas capixabas.
Além do expressivo número de pódios, a delegação astuta e talentosa de 54 estudantes-atletas estabeleceu 17 novos recordes nas diversas modalidades, incluindo atletismo, halterofilismo, natação, bocha, vôlei sentado, judô e tênis de mesa.
Conquistas Inéditas no Halterofilismo e Judô
Um dos destaques desta edição foi a atleta Rayssa Rocha, natural de Cariacica, que fez história ao se tornar a primeira capixaba a conquistar uma medalha de ouro na modalidade de halterofilismo. Esta especialidade, que envolve a execução do movimento de supino com cargas máximas, requer não apenas força, mas também técnica e controle corporal.
Em outra modalidade, Kevin Silva, representante de Linhares, conquistou a primeira medalha de prata para o Espírito Santo no judô. O jovem atleta, determinado a brilhar ainda mais, já mira o próximo ciclo competitivo. “No ano que vem, quero ganhar muitas medalhas, inclusive ouro. Mando um abraço para a minha mãe, para a Kelley, para o meu técnico Charles e para o governador do Estado,” afirmou.
A Trajetória de Gabriel Fontes
A história de Gabriel Fontes, carinhosamente conhecido como Gabriel da Colina, também se destacou. Fervoroso torcedor do Vasco da Gama e admirador de ídolos como Neymar Jr., Gabriel competiu na bocha. Portador de hialinose sistêmica infantil (IHS), uma condição rara que requer cirurgias frequentes, ele convive com limitações motoras e dermatológicas. Apesar disso, a bocha se tornou seu espaço, e ele participou da sua primeira competição oficial nas Paralimpíadas Escolares.
Capixabas Brilham nos Jogos Sul-Americanos Escolares
Simultaneamente ao encerramento da competição em São Paulo, o Espírito Santo também se fez presente nos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Assunção, Paraguai. Ana Elizia, atleta de atletismo adaptado, e Matheus Machado Ngome, nadador, garantiram suas vagas na Seleção Brasileira após destacadas atuações nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados em Uberlândia. O torneio sul-americano prossegue até o próximo domingo (07).
Ana Elizia, aos 14 anos e em sua terceira edição consecutiva do campeonato, terá a companhia do técnico Roque Marinato. A atleta busca seu tricampeonato, tendo conquistado três medalhas de ouro no Chile em 2023 e mantendo-se firme com novas metas para as provas de 80 metros rasos, salto em distância e arremesso de peso.
Matheus, por sua vez, competirá nas provas de 50 metros livre, 50 metros borboleta e 100 metros borboleta, integrando a promissora seleção de jovens talentos da natação brasileira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(73) 99832-9962 / (27) 99309-9053
[email protected]
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial
Fonte: Governo ES