Governo do Estado Inicia Obras de Urbanização no Morro do Laurito em Santa Teresa
Na quarta-feira, 7 de setembro, o Governo do Estado autorizou o início das obras de construção de muros de contenção de encosta, drenagem e pavimentação na Rua Bela Vista, no bairro Vila Nova, em Santa Teresa, popularmente conhecido como Morro do Laurito. O investimento totaliza aproximadamente R$ 435,5 mil, provenientes do Estado e destinados ao Município por meio do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, que é gerido pela Secretaria do Governo (SEG).
As obras beneficiarão diretamente 200 pessoas e, indiretamente, cerca de 1.000 residentes da área. Entre as intervenções, estão a construção de dois muros de contenção, que utilizarão manta geotêxtil, concreto e grama em placas. Um dos muros terá 25 metros de extensão e o outro, 18,85 metros, totalizando 43,85 metros de proteção. As alturas dos muros oscilarão entre 3,15 e 5,05 metros.
O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, que representou o governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço durante a cerimônia de lançamento, destacou a relevância do investimento em infraestrutura no Espírito Santo. “Embora cercado por estados com arrecadação e populações maiores, temos investido 20% do nosso orçamento em infraestrutura, enquanto São Paulo destina apenas 4%”, enfatizou.
O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, elogiou a parceria entre o Governo do Estado e os municípios, afirmando que a urbanização do Morro do Laurito é um passo fundamental. “Essa obra vai salvar vidas, e o governador Casagrande e o vice Ferraço têm feito o que é possível para atender as demandas dos municípios”, afirmou.
Os serviços de drenagem da obra abrangem uma extensão total de 251 metros, utilizando tubo corrugado de parede dupla de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), Bueiro Simples Tubular de Concreto (BSTC), caixas de ralo e unidades de poços de visita, entre outros componentes. A água captada será direcionada ao Rio São Pedro. Para a pavimentação da Rua Bela Vista, está prevista a remoção e o reassentamento dos paralelepípedos existentes.
A área onde a obra será realizada abriga 50 famílias e aproximadamente 200 moradores, sendo classificada como de risco alto (R3) pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM). A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, ressaltou a importância deste investimento: “Essa ação visa proteger a vida e os bens patrimoniais das pessoas que residem e circulam pela região.”
O valor total de investimentos do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas em Santa Teresa atingirá R$ 10.124.262,29, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a segurança e a infraestrutura dos municípios.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo:
Giovani Pagotto
Email: [email protected]
Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
Tel: (27) 3636-1118 / (27) 99507-4071
Email: [email protected]
Fonte: Governo ES