Reforma do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza: A Preservação da Memória Histórica
A reforma do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, situada no bairro Mário Cypreste, em Vitória, tem se revelado um importante esforço para a recuperação de um dos marcos históricos do patrimônio cultural capixaba. Com um investimento de R$ 25 milhões, a obra é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, e está prevista para ser finalizada em 2026.
Durante o processo de revitalização, elementos históricos que compõem a identidade do centro cultural estão sendo cuidadosamente preservados. As seis portas originais do edifício, três localizadas na fachada frontal e três nos fundos, estão atualmente em fase de restauração. Cada porta mede 5,30 m de altura por 2,30 m de largura e, segundo especialistas, são possivelmente originais da estrutura.
As obras, iniciadas em fevereiro, têm como objetivo restaurar esses elementos arquitetônicos e expô-los ao público após a conclusão das reformas. Além das portas, um trabalho de prospecção na fachada revelou texturas originais que estavam ocultas pelo reboco, com parte dos blocos de concreto expostos, resgatando a história da edificação.
O arquiteto André Victor de Mendonça Alves, responsável pelo projeto da Fundação Carmélia, enfatiza a importância de manter vivas as referências históricas do Centro Cultural. “Há uma parcela importante da sociedade que tem uma ligação com o que era o Centro Cultural Carmélia. Por isso, é crucial resguardar aspectos que remetem à sua história”, afirmou.
Originalmente construído como um armazém de café, o local recebia a produção que chegava pelo rio Santa Maria. Na década de 1980, o edifício passou por uma significativa reforma, transformando-se em um centro cultural de destaque, que chegou a ser amplamente reconhecido por importantes revistas de arquitetura da época.
O projeto de reforma está dividido em duas etapas. A primeira, em andamento, abrange a reestruturação das fachadas e da cobertura e deve ser concluída no primeiro semestre de 2025. A segunda fase, que se concentra nas áreas internas e externas, está prevista para ser finalizada em março de 2026.
Com a conclusão das obras, o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza não apenas voltará a sediar eventos culturais, mas também integrará a TVE Espírito Santo e a Espírito Santo 89.1 FM, reafirmando sua importância como um polo de cultura, arte e comunicação pública no estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia | @tveespiritosanto | @tveesportes | @espiritosantofm
Fonte: Governo ES