Brasil Lança Compromisso Nacional Toda Matemática para Fortalecer Ensino da Disciplina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (1º), um decreto que institui o Compromisso Nacional Toda Matemática. A iniciativa visa garantir o direito à aprendizagem em matemática de estudantes da educação básica, por meio de ações integradas com estados, municípios e o Distrito Federal.
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Lula enfatizou a importância de elevar o nível educacional do Brasil, afirmando que o país deve deixar de ser “exportador de commodities” e passar a “exportar inteligência e conhecimento”. O presidente destacou que, para reformar a educação, é fundamental oferecer um ambiente acolhedor, merenda de qualidade e bons professores.
“Se a gente fizer isso, a gente está fazendo uma revolução na educação brasileira”, afirmou Lula.
O Ministério da Educação (MEC) será o responsável por coordenar a formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas que fortalecerão o ensino de matemática no país. As ações serão estruturadas em cinco eixos:
- Governança e gestão
- Formação de profissionais da educação
- Orientação curricular
- Avaliação da aprendizagem
- Reconhecimento e compartilhamento de boas práticas
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da formação de professores, mencionando que haverá o desenvolvimento de uma ferramenta digital para avaliar os alunos, permitindo que os educadores possam adequar suas estratégias de ensino. Santana também anunciou que as redes de educação que apresentarem os melhores resultados em aprendizado matemático serão reconhecidas, assim como ocorre com a alfabetização.
A adesão ao Compromisso Nacional Toda Matemática ocorrerá de forma voluntária e poderá ser feita de maneira integral ou parcial pelas redes estaduais, distrital e municipais de educação. As políticas, programas e ações serão customizadas conforme as necessidades específicas de cada território educacional.
O decreto também aponta o direito à aprendizagem de matemática como essencial para populações específicas, incluindo jovens, adultos e idosos, além de grupos quilombolas, indígenas, camponeses e pessoas que fazem parte do público-alvo da educação especial e bilíngue de surdos.
Governo institui o Compromisso Nacional Toda Matemática
Fonte: Agencia Brasil.
Educação