O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve sua proposta de criação do Parque Tecnológico Cidade da Inovação aprovada no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Este é o primeiro parque tecnológico do Espírito Santo e está localizado em Vitória.
A proposta do Ifes foi selecionada em 1º lugar no resultado preliminar da chamada pública Parques Tecnológicos – 01/2024, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Finep. Com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o projeto recebeu aproximadamente R$ 12 milhões para iniciar suas operações.
O Parque Tecnológico Cidade da Inovação teve como marco inicial a doação dos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC) pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em 2021. Além disso, o projeto recebeu investimentos de R$ 5 milhões do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia – Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI) em 2023.
Segundo Douglas Almonfrey, coordenador geral da proposta, o Parque Tecnológico será um catalisador de inovação, conectando as estruturas existentes no estado e proporcionando mais oportunidades para empresas, academia, startups e centros de pesquisa. O objetivo é gerar valor e promover o desenvolvimento de produtos, processos e serviços de alto valor agregado.
Para Lodovico Ortlieb Faria, pró-reitor de Extensão do Ifes, o PTCI será fundamental no desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado, trabalhando em parceria com organizações públicas e privadas do ecossistema capixaba de inovação. O parque também abrirá portas para que servidores e alunos do Ifes participem de projetos de pesquisa, estágios e programas de empreendedorismo.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, comemorou a conquista da instituição e ressaltou que o Parque Tecnológico será um espaço de relacionamento e inovação para a sociedade capixaba. Com esse novo empreendimento, o Ifes ganha mais estrutura para trabalhar com inovação, pesquisa e interação com o setor produtivo, promovendo o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.