Campanha de Multivacinação começa no Espírito Santo nesta segunda-feira (06)
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo anuncia o início da Campanha de Multivacinação, que se estende de 6 a 31 de outubro, visando a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A estratégia tem como foco a imunização daqueles que não completaram o esquema vacinal recomendado pelo Calendário Nacional de Vacinação.
Cerca de 750 mil jovens deverão ter suas cadernetas avaliadas ao longo da campanha. As vacinas foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e já estão sendo distribuídas em mais de 700 salas de vacinação em todo o Estado, incluindo as regionais de saúde da Grande Vitória.
De acordo com Danielle Grillo, referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), “A estratégia de atualização acontece de forma seletiva, pois a população-alvo são crianças e adolescentes que não têm registro de doses aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação”. Grillo, ainda ressalta que o Espírito Santo tem apresentado um aumento significativo na adesão à vacinação, embora algumas vacinas ainda necessitem de maior cobertura.
Durante a campanha, serão oferecidas diversas vacinas, incluindo:
Para crianças menores de 7 anos:
- BCG
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Polio inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente (conjugada)
- Meningocócica C (conjugada)
- Meningocócica ACWY (conjugada)
- Influenza
- Covid-19
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
- DTP
- Hepatite A
- Varicela
Para crianças a partir de 7 anos e adolescentes até 15 anos:
- Hepatite B
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Difteria e tétano adulto (dTpa)
- Meningocócica ACWY (conjugada)
- HPV quadrivalente
Além da vacinação do público-alvo, o Ministério da Saúde orienta a incluir a imunização contra o Sarampo para indivíduos de até 59 anos e profissionais de saúde, além de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV.
Os interessados em acompanhar as coberturas vacinais podem acessar a “Sala de Situação” através da plataforma Vacina e Confia.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Sesa está disponível através dos contatos Syria Luppi, Luciana Almeida, Danielly Campos, Thaísa Côrtes e Ana Cláudia dos Santos, pelo e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES