Inscrições para Segunda Etapa do Revalida 2025 Iniciam Esta Semana
As inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 estão abertas de 9 a 13 de outubro. Para se inscrever, os candidatos devem ter sido aprovados na primeira etapa do exame, realizada em março, que incluiu provas objetivas e discursivas.
A inscrição deve ser feita de forma online por meio da Página do Participante no Sistema Revalida. Além disso, aqueles que foram aprovados nas fases iniciais das duas edições do Revalida do ano passado, mas reprovados na segunda etapa, também podem se inscrever.
O edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, estabelece que a taxa de inscrição para a segunda etapa é de R$ 4.106,09, que deve ser paga até 15 de junho.
Os candidatos poderão escolher a cidade onde desejam realizar a prova e, se necessário, solicitar atendimento especializado, incluindo o tratamento pelo nome social, um direito reservado a participantes travestis, transexuais e transgêneros.
Provas
A prova de habilidades clínicas da segunda etapa está agendada para os dias 19 e 20 de julho. Esta parte do exame abordará situações-problema e apresentação de casos, abrangendo cinco grandes áreas: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e medicina da família e comunidade – saúde coletiva.
Durante os dois dias, os participantes passarão por um conjunto de 10 estações, cinco em cada dia, onde deverão demonstrar suas competências profissionais. Cada estação terá um tempo máximo de dez minutos, começando a contagem a partir do sinal que autoriza a entrada dos candidatos.
A pontuação de cada estação varia de zero a dez pontos, totalizando uma nota máxima de 100 pontos se somados os resultados de todas as estações.
Revalidação de Diploma
O Revalida é destinado a profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que desejam exercer a profissão no país. O exame é essencial para garantir a qualidade do atendimento médico e é dividido em duas etapas: teórica e prática.
A avaliação considera os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária, em conformidade com a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e normas relacionadas à atividade profissional.
Caso um participante seja aprovado na segunda etapa do Revalida 2025/1, será necessário apresentar à universidade parceira revalidadora do diploma toda a documentação exigida pela instituição de ensino superior.
Para mais informações, acesse a Página do Participante no Sistema Revalida.
Inscrições para segunda fase do Revalida 2025 começam nesta segunda
Fonte: Agencia Brasil.
Educação