Inscrições para o Encceja 2025 estão abertas até 2 de maio
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 permanecem disponíveis até as 23h59 do dia 2 de maio. O programa é destinado a jovens e adultos que não conseguiram finalizar o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada e buscam a certificação através de uma avaliação gratuita e voluntária, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os interessados em participar do exame devem realizar seu cadastro exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante do Encceja, acessível no endereço: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O registro requer um login no sistema gov.br, que assegura a autenticidade dos participantes. Neste processo, os candidatos também têm a possibilidade de solicitar atendimento especializado e indicar o uso do nome social, promovendo assim a inclusão e acessibilidade.
As provas estão agendadas para serem realizadas no dia 3 de agosto de 2025, um domingo. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha, no mínimo, 15 anos completos até a data da prova, no caso do Ensino Fundamental, e 18 anos para aqueles que buscam a certificação do Ensino Médio. A emancipação civil não altera os critérios referentes à idade mínima exigida.
A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mariana Berger, enfatiza que o Encceja representa mais do que uma simples avaliação. “É uma porta aberta para novas possibilidades. Além de promover a retomada dos estudos, também contribui com o planejamento de políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), reafirmando o papel da educação como caminho para a cidadania e o desenvolvimento pessoal e profissional,” explica.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está disponível para atendimento ao público. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou [email protected], e pelos telefones (27) 3636-7706 / 3636-7707.
Fonte: Governo ES