Inscrições para o Enem 2025 Encerram Nesta Sexta-Feira
O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 6 de outubro. Os candidatos devem realizar suas inscrições exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável por todas as etapas do exame.
Para auxiliar os candidatos, o Inep publicou um vídeo em suas redes sociais com um tutorial que explica como realizar a inscrição.
Inscrições e Isenções
Os participantes que tiveram seus pedidos de isenção da taxa de inscrição e as justificativas para ausência no Enem de 2024 aprovados pelo Inep devem, obrigatoriamente, se inscrever no exame. Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, mesmo com inscrição pré-preenchida, precisam atualizar os dados e confirmar a inscrição para garantir a participação. Este público está isento do pagamento da taxa de R$ 85, com o objetivo de estimular sua participação no exame e facilitar o processo.
Em 2025, o Enem apresenta uma nova opção: permitirá que candidatos com mais de 18 anos, que não terminaram o ensino médio, possam obter o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência. Para isso, é necessário atender a alguns requisitos, como obter pontuação mínima em cada área do conhecimento e alcançar pelo menos 500 pontos na redação.
Além disso, o exame continua a oferecer a oportunidade para os chamados "treineiros", que são aqueles que concluirão o ensino médio apenas após 2025 e desejam avaliar seus conhecimentos.
Acessibilidade e Nome Social
O prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social também termina nesta sexta-feira. Participantes que necessitam de atendimento especializado devem enviar a documentação comprovativa pela Página do Participante. O Ministério da Educação esclarece que aqueles que tiveram a documentação aprovada nas edições de 2021 a 2024 não precisam enviar novos documentos.
Pessoas com deficiência auditiva podem consultar o edital do Enem 2025 na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o Inep também disponibiliza um vídeo com o conteúdo completo do edital em seu canal no YouTube.
Para garantir o uso do nome social, que deve estar registrado de acordo com a Receita Federal, cabe a participantes travestis, transexuais e transgêneros que desejem ser reconhecidos conforme sua identidade de gênero.
Taxa de Inscrição e Formas de Pagamento
Os candidatos não isentos precisam pagar a taxa de inscrição até a próxima quarta-feira, 11 de outubro. Aqueles com a solicitação de isenção reprovada também devem efetuar o pagamento da taxa. O boleto ficará disponível na tela inicial da Página do Participante e poderá ser pago via Pix, cartão de crédito ou débito em conta.
Não haverá geração de boleto para dois grupos: estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas em 2025 e aqueles que utilizarem os resultados do Enem para obtenção de certificação e que estejam cadastrados no CadÚnico.
Datas das Provas
As provas do Enem 2025 estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Contudo, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, os exames ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP 30.
O Enem manterá seu formato com quatro provas objetivas e uma redação, totalizando 180 questões. No primeiro dia, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para completar as provas de redação, língua portuguesa, literatura e língua estrangeira. No segundo dia, com duração de 5 horas, serão aplicadas avaliações de ciências exatas e biológicas.
O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, possibilitando acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira
Fonte: Agencia Brasil.
Educação