Inscrições Abertas para o Projeto Astrominas: Formação em Ciência e Astronomia para Meninas
Meninas de todo o Brasil, entre 14 e 17 anos, já podem se inscrever no projeto Astrominas, que visa promover o interesse por ciência e astronomia. Realizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), o programa se destina a estudantes de escolas públicas e privadas e tem como objetivo preparar as participantes para os desafios que encontrarão na universidade.
As atividades do Astrominas serão conduzidas por "fadas madrinhas": um grupo de pesquisadoras, que incluem graduadas, mestras, doutoras e pós-doutoras, principalmente da USP, mas também de outras instituições de ensino superior. Inicialmente, o projeto oferece 400 vagas, com a possibilidade de ampliação conforme o aumento de voluntárias.
O foco principal do projeto é estimular a entrada de mais meninas nas áreas científicas, levando em consideração a disparidade de gênero existente nessas áreas. A professora Elysandra Cypriano, coordenadora do Astrominas, destaca que a Academia pode ser um ambiente hostil, ressaltando a importância de preparar as jovens para os desafios que enfrentarão e a luta por direitos e equidade no campo científico.
As inscrições foram abertas e seguem até o dia 8 de junho. As atividades acontecerão entre 17 de julho e 1º de agosto. O conteúdo não será transmitido ao vivo, mas as participantes selecionadas devem se comprometer a reservar de três a quatro horas diárias para se dedicar aos módulos. As meninas que participarem ativamente de todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP.
Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário específico disponibilizado pelo projeto.
Com o Astrominas, o objetivo é quebrar barreiras e fomentar a inclusão feminina em Ciências exatas, contribuindo para um futuro mais igualitário e repleto de oportunidades na academia e no mercado de trabalho.
Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas
Fonte: Agencia Brasil.
Educação