Início do Pagamento do IPVA 2026 no Espírito Santo: Detalhes Importantes para os Proprietários de Veículos
O Governo do Estado do Espírito Santo anunciou que o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026 terá início em abril. Os proprietários de veículos poderão optar pelo pagamento à vista, com um desconto de 15%, ou realizar o parcelamento em seis cotas mensais.
As datas de vencimento da cota única e da primeira parcela (para aqueles que escolherem o parcelamento) estão programadas para ocorrer entre os dias 1º e 8 de abril de 2026. O dia exato depende do número final da placa do veículo, que pode ser de diferentes categorias, como carros, motocicletas, caminhões, ônibus ou micro-ônibus. Para consultar as datas de vencimento específicas, os contribuintes podem acessar a tabela disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) clicando aqui.
Os proprietários que optarem pelo pagamento parcelado deverão atentar para os vencimentos das demais cotas, que ocorrerão nos meses seguintes: maio, junho, julho, agosto e setembro de 2026. A regulamentação sobre essas datas foi estabelecida pelo Decreto nº 6226-R/2025.
No que se refere à alíquota, o Espírito Santo possui a menor taxa na região Sudeste e uma das menores do Brasil, com 1% de incidência sobre motos, ônibus e caminhões, e 2% sobre carros de passeio e utilitários. Importante ressaltar que veículos com ano de fabricação 2010 são isentos do pagamento do imposto em 2026, dado que possuem mais de 15 anos de fabricação.
A partir de janeiro de 2026, os boletos para o pagamento do IPVA estarão disponíveis somente pela internet, não sendo mais enviados para os endereços dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) poderá ser realizada acessar o site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br) ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Embora não seja necessário imprimir o boleto para efetuar o pagamento, a Sefaz recomenda que os contribuintes arquivem digitalmente o DUA pago ou guardem uma versão impressa para eventuais verificações futuras.
Os usuários de Internet Banking têm a opção de pagar o imposto por meio da leitura do código de barras ou digitando-o manualmente. Alternativamente, é possível utilizar equipamentos de autoatendimento dos bancos de preferência. O pagamento também pode ser realizado via PIX.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sefaz, através do e-mail [email protected].
Fonte: Governo ES