O documentário “Águas do Itapemirim” é uma obra audiovisual de 90 minutos que traz à tona a importância da biodiversidade da bacia hidrográfica da região sul capixaba. Produzido com o apoio do Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e realizado pelo Instituto Últimos Refúgios e dirigido por Klaus’Berg, o filme será lançado neste sábado (15) com exibições gratuitas.
A obra apresenta uma linguagem sensível, com imagens impressionantes do curso de água, da biodiversidade da região e entrevistas com pescadores, descendentes de quilombolas, professores do Ifes – Campus de Alegre e ativistas da bacia hídrica. Além disso, o documentário recria uma expedição científica realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2004 e revisita fatos históricos documentados no diário de João do Monte da Fonseca, alferes português que colonizou a região no século XIX.
Durante os 90 minutos de duração, o filme aborda os desafios ambientais, culturais e socioeconômicos enfrentados ao longo dos anos, como a crise hídrica em 2015 e as enchentes em cidades como Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul. Histórias das comunidades de pescadores e quilombolas também são retratadas, fornecendo um panorama completo da relação das pessoas com a bacia hidrográfica.
O documentário “Águas do Itapemirim” é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Espírito Santo. Contando com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, patrocínio do Grupo Águia Branca e apoio do Ifes, da Reserva Ambiental Águia Branca e do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), a produção visa conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos rios brasileiros.
As exibições do documentário acontecerão em locais como o Cinemark Shopping Vitória, Cine Metrópolis e a Reserva Águia Branca, proporcionando ao público a oportunidade de mergulhar na riqueza da biodiversidade da região sul capixaba. Para mais informações sobre datas e horários das exibições, basta acessar os respectivos sites dos locais.
“Águas do Itapemirim” convida o espectador a refletir sobre a importância da conservação das bacias hidrográficas e a valorização da rica biodiversidade que compõe esses ecossistemas essenciais para a vida. Por meio de imagens impactantes e relatos emocionantes, o documentário promove a conscientização e a reflexão sobre a necessidade de cuidarmos do meio ambiente e das águas que mantêm a vida em equilíbrio.
IFES – Instituto Federal do Espírito Santo