Luiz “Bolinha” Oliveira estreia com vitória na Copa do Mundo de Boxe em Foz do Iguaçu
O pugilista brasileiro Luiz “Bolinha” Oliveira teve um início promissor na Copa do Mundo de Boxe, que acontece em Foz do Iguaçu, Paraná. Na competição, realizada pela primeira vez em território brasileiro, Oliveira estreou com vitória ao derrotar o cazaque Talgat Syrymbetov por decisão unânime dos juízes, com um placar de 5 a 0. Com esse êxito, o atleta avança na categoria dos 60 quilos, juntando-se a outros representantes do Brasil que já garantiram suas classificações na etapa, como Wanderley Pereira (80kg) e Isaías Filho (90 kg), que se destacaram em suas lutas na última segunda-feira (31).
O evento, que conta com a participação de 140 atletas de 19 países, incluindo 16 brasileiros, é transmitido ao vivo no canal oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no YouTube. A etapa de Foz do Iguaçu é a primeira de uma série de quatro competições que ocorrerão ao longo deste ano, todas somando pontos importantes para o ranking mundial de boxe, e que também são cruciais para a classificação dos atletas para as Olimpíadas de Los Angeles 2028.
Na terça-feira (1º), outros dois atletas brasileiros estrearam, mas infelizmente se despediram da competição. O pugilista Abner Teixeira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi superado pelo norte-americano Kelvin Watts em sua luta na categoria dos 90 kg. Já na disputa feminina, Tatiana Chagas (54 kg) foi eliminada pela italiana Sirine Charaabi.
A delegação brasileira de boxe é composta por um total de 16 atletas, divididos entre as categorias masculinas e femininas. No time feminino, destacam-se Radija Gama (48kg), Caroline Almeida (51kg), Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Rebeca Santos (60kg), Beatriz Soares (65kg), Queila Américo (70kg) e Viviane Pereira (75kg). Entre os representantes masculinos, estão Michael Douglas Trindade (55kg), Luiz Gabriel Oliveira (60kg), Yuri Falcão (65kg), Cristiano Pereira (70kg), Kauê Belini (75kg), Wanderley Pereira (80kg), Isaias Filho (90kg) e Abner Teixeira (+90kg).
A programação da Copa do Mundo de Boxe segue intensa nos próximos dias. Na quarta-feira (2), as competições acontecem nas categorias masculinas 50kg, 60kg, 65kg e 75kg, além das femininas 48kg e 54kg. Na quinta (3), ocorrem as quartas de final, com lutas nas categorias masculinas 47kg, 55kg, 65kg, 70kg, 85kg e +90kg, e femininas 48kg e 54kg. Na sexta (4), será a vez das semifinais e das primeiras finais nas categorias masculinas 50kg, 60kg, 75kg e 80kg, e femininas 45kg, 51kg, 57kg, 60kg, 65kg e 70kg. O torneio culminará no sábado (5), com as finais em diversas categorias.
O desempenho dos atletas brasileiros na competição é um reflexo do investimento e do trabalho dedicado que estão sendo realizados no boxe nacional, especialmente com os olhos nas próximas Olimpíadas.
Foto: Divulgação. Créditos: Agência Brasil
Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no Paraná
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes