Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro celebra 34 anos do ECA com atividade especial em julho

Cachoeiro de Itapemirim Comemora 34 Anos do Estatuto da...

Eleições do IPACI: servidores de Cachoeiro podem se candidatar até 3/7

IPACI Convoca Eleição para Conselhos Deliberativo e Fiscal em...

Nossocrédito libera R$ 1 milhão e impulsiona negócios em Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Comemora Resultados do Programa...

Lula e Guterres pedem ações decisivas para metas climáticas globais

EconomiaLula e Guterres pedem ações decisivas para metas climáticas globais

Líderes Mundiais Reforçam Urgência na Redução de Emissões de Carbono em Reunião Virtual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, destacaram a necessidade premente de que os líderes de todo o mundo apresentem metas ambiciosas para a redução das emissões de carbono. Durante uma reunião virtual de alto nível, realizada na quarta-feira (23), foi ressaltado que apenas 10% dos países atualizou suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), os esforços individuais no combate às mudanças climáticas.

“A arquitetura de preparação das NDCs é suficientemente flexível para combinar metas ambiciosas e as necessidades de desenvolvimento de cada Estado. Os países ricos, que foram os maiores beneficiados pela economia baseada em carbono, precisam estar à altura de suas responsabilidades”, apontou Lula, enfatizando a importância de que essas nações antecipem suas metas de neutralidade climática e ampliem o financiamento até o objetivo de US$ 1,3 trilhão.

Encontro de Alto Nível

A reunião, copresidida por Lula e Guterres, contou com a participação de cerca de 20 chefes de Estado e Governo, abordando a emergência climática e a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento que promova a prosperidade econômica, a sustentabilidade ambiental e a inclusão social.

O presidente Lula também enfatizou que a transição justa deve incluir a perspectiva de setores marginalizados, como mulheres, negros e indígenas. Em homenagem ao falecimento do Papa Francisco, ele mencionou a importância de seus ensinamentos sobre uma "ecologia integral".

Para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a reunião foi um sucesso, com participação de líderes de importantes países, incluindo aqueles da China e da União Europeia. “Foi fundamental ter na reunião representantes de países que mais sofrem com os impactos ambientais, como os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS)”, afirmou.

Prazos e Compromissos

O prazo para a entrega das NDCs, que inicialmente era fevereiro, foi estendido até setembro, em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), programada para novembro em Belém. Os documentos das NDCs delineiam as metas de cada país para reduzir a emissão de combustíveis fósseis e limitar o aumento das temperaturas a 1,5ºC, conforme estipulado no Acordo de Paris.

O Brasil já apresentou sua NDC na COP de Baku, no Azerbaijão, em 2024, prevendo uma redução de 67% nas emissões até 2035, abrangendo todos os gases de efeito estufa e setores da economia. Lula também anunciou que o país está criando um Plano Clima que contemplará estratégias de mitigação e adaptação.

Liderança Global em Climática

Além de Lula e Guterres, participaram da reunião líderes de países e instituições como Xi Jinping (China), António Costa (Conselho da União Europeia), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Emmanuel Macron (França), e muitos outros. O secretário-geral da ONU destacou que os líderes se comprometeram a finalizar suas NDCs, incluindo a China, que se comprometeu a abordar reduções em todos os setores da economia.

Iniciativas e Propostas do Brasil

Durante o encontro, Lula solicitou apoio a quatro iniciativas propostas pelo Brasil para a COP30:

  1. Balanço Ético Global: envolvimento de lideranças jovens, religiosas, artistas e povos originários em um novo pacto ambiental.

  2. Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza: um guia para incluir políticas sociais nas NDCs, elaborado em colaboração com a FAO.

  3. Iniciativa Global pela Integridade das Informações sobre a Mudança do Clima: parceria com a Unesco para valorizar a ciência e combater a desinformação.

  4. Fundo Florestas Tropicais para Sempre: proposta de remunerar países em desenvolvimento que preservam suas florestas, com a expectativa de estar operacional na COP30.

Lula alertou que a temperatura média da Terra já ultrapassou limites críticos, com riscos a diversos ecossistemas, e que a COP30 deve servir como um "grande mutirão" pela implementação de compromissos climáticos.

As informações foram divulgadas pelo site do Governo Federal do Brasil.

Fotos:

  • Ricardo Stuckert/PR: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião da Cúpula Virtual sobre Ambição Climática no Palácio do Planalto.

Lula e Guterres cobram metas ambiciosas contra mudanças climáticas

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Polícia Civil de Fundão prende homem condenado a 12 anos de prisão

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão...

Cachoeiro celebra 34 anos do ECA com atividade especial em julho

Cachoeiro de Itapemirim Comemora 34 Anos do Estatuto da...

Música e fé: projeto do Governo do ES transforma internos em Linhares

Projeto Casa de Davi: Música e Fé como Instrumentos...

Eleições do IPACI: servidores de Cachoeiro podem se candidatar até 3/7

IPACI Convoca Eleição para Conselhos Deliberativo e Fiscal em...

Newsletter

Mais Lidas

Anchieta oferece 87 novas vagas de emprego no Sine nesta sexta-feira (27)

Oportunidades de Emprego em Anchieta: 87 Vagas Disponíveis Moradores de...

Sine de Anchieta oferece 31 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira 13

A cidade de Anchieta está com 31 oportunidades de...

Bahia Fecha Contrato Definitivo com Promessa Kayky Após Passagem pelo City

Bahia Renova Contrato de Kayky até 2029: Promessa Tricolor...

Galípolo responde críticas de Lula e Haddad a respeito dos juros

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, discursou nesta quinta-feira...

Polícia Civil de Fundão prende homem condenado a 12 anos de prisão

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão em Fundão A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia de...

Cachoeiro celebra 34 anos do ECA com atividade especial em julho

Cachoeiro de Itapemirim Comemora 34 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com Diversas Atividades A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Música e fé: projeto do Governo do ES transforma internos em Linhares

Projeto Casa de Davi: Música e Fé como Instrumentos de Ressocialização no CDRL de Linhares No Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui