Lula Sugere Fim da “Nova Guerra Fria” em Cúpula na Malásia
Kuala Lumpur, Malásia — Durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou neste domingo (26) que o mundo não deve aceitar uma nova “Guerra Fria”. As afirmações foram feitas em uma reunião com empresários, onde enfatizou a importância do comércio e dos investimentos entre Brasil e os países da Asean.
“A Asean é um parceiro muito importante e tende a ser ainda mais relevante. O mundo atual não aceita mais uma nova Guerra Fria. Não queremos nos alicerçar em disputas como as vividas na era da Segunda Guerra Mundial entre a Rússia e os Estados Unidos”, afirmou Lula, ressaltando que o Brasil busca colaboração com todos os países interessados em estabelecer relações comerciais.
Além de se posicionar contra divisões geopolíticas, o presidente também falou sobre a necessidade de uma integração mais efetiva do Brasil com a América do Sul. Ele destacou que, desde seu primeiro mandato, em 2003, tem se esforçado para aumentar as parcerias internacionais. “Durante muito tempo, o Brasil esteve isolado na América do Sul. O Brasil olhava apenas para a Europa e os Estados Unidos. Decidimos que era necessário fazer o Brasil ter uma importância maior na geopolítica econômica e comercial”, acrescentou.
Ainda na Malásia, Lula se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, onde solicitou a revogação das tarifas impostas às exportações brasileiras. A primeira reunião de negociação entre as diplomacias brasileira e norte-americana está agendada para ocorrer no mesmo dia.
Créditos da Imagem: Agência Brasil.
A empresários, Lula diz que mundo não aceita “nova Guerra Fria”
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional