Lula parabeniza Rodrigo Paz pela vitória nas eleições da Bolívia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta segunda-feira (20), o novo presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, pela conquista nas urnas no último domingo (19). Em uma publicação em suas redes sociais, Lula informou que enviou uma carta a Paz, que é senador pelo Partido Democrata Cristão (PDC), de centro-direita.
Na correspondência, Lula destacou a importância das relações entre Brasil e Bolívia, afirmando: “Na carta, reitero a prioridade do governo brasileiro no relacionamento com a Bolívia, com a qual compartilhamos extensa fronteira, mas também uma relação de amizade e respeito”. Além disso, o presidente brasileiro garantiu que o novo governo pode contar com o comprometimento do Brasil em continuar a trabalhar por uma cooperação bilateral em áreas de interesse comum. “A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, completou.
Lula também ressaltou que a realização do processo eleitoral em um ambiente de tranquilidade e harmonia é uma evidência do compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que, segundo ele, deve ser um princípio norteador para toda a região.
A vitória de Rodrigo Paz representa uma mudança significativa no cenário político boliviano, marcando o fim de quase 20 anos de governos do Movimento ao Socialismo (MAS), que contava com suporte da maioria indígena do país. No entanto, a vitória do PDC não lhe conferiu a maioria legislativa, o que exigirá que o novo presidente busque alianças para governar.
A plataforma moderada de Paz, que promete manter programas sociais e fomentar o crescimento do setor privado, ressoou entre eleitores de esquerda que se mostraram desiludidos com o MAS, fundado por Evo Morales, mas que estavam cautelosos em relação às medidas de austeridade propostas por seu rival conservador, Jorge “Tuto” Quiroga.
Rodrigo Paz tomará posse no dia 8 de novembro.
Agência Brasil
Lula parabeniza presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional