Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação em Roma: Uma Ação Global contra a Fome e a Pobreza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva representará o Brasil no Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no dia 13 de outubro, em Roma, Itália. Durante o evento, Lula abrirá a cerimônia e, em seguida, se reunirá presencialmente com o Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A participação do presidente foi confirmada após um convite do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, feito em julho. O convite foi acompanhado pelo anúncio de que o Brasil havia saído do Mapa da Fome, uma informação que o presidente recebeu por telefone.
Conforme ressaltou o diretor de Projetos de Segurança Alimentar do Itamaraty, Saulo Arantes Ceolin, está agendado um encontro bilateral entre Lula e Dongyu. “Outros encontros bilaterais estão sendo avaliados pela equipe do presidente”, disse Ceolin em uma coletiva de imprensa para detalhar a agenda do presidente em Roma.
Em adição à cerimônia de abertura do fórum, Lula assistirá à inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Esta aliança foi proposta durante a presidência brasileira do G20, visando acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ao mesmo tempo em que busca reduzir desigualdades.
Os resultados das ações da Aliança devem ser apresentados na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, programada para novembro, quando será realizada a primeira reunião de alto nível do grupo. Atualmente, a Aliança conta com quase 200 integrantes, incluindo países e organismos como agências, universidades e bancos de desenvolvimento.
Atualmente, há 13 pedidos de novos membros, provenientes majoritariamente da África (sete), América Latina e Caribe (dois), sudeste asiático (três) e um do Oriente Médio. Ceolin destacou que ao menos seis desses países, como Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia, estão finalizando seus planos de ação para implementar projetos em áreas como alimentação escolar e transferências de renda.
Ainda segundo Ceolin, durante a Conferência das Partes 30 (COP30), que ocorrerá em Belém, o Brasil pretende aprovar uma declaração focada no combate à fome, à pobreza e a ações climáticas. O documento, que está em fase de finalização, será submetido a todos os países, e é uma iniciativa do Brasil enquanto preside o G20.
A participação de Lula no Fórum Mundial da Alimentação sinaliza o compromisso do Brasil em liderar discussões sobre políticas de segurança alimentar e erradicação da pobreza em um cenário global.
Lula vai a Roma para reunião de aliança global contra a fome
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional