Conteúdo Exclusivo:

Júnior Corrêa assume Secretaria de Educação e renova compromisso em Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Nomeia Júnior Corrêa como...

Cachoeiro intensifica fiscalização de veículos na BR 393 em operação conjunta

Ação Conjunta em Cachoeiro de Itapemirim Reforça Segurança Viária Uma...

Cachoeiro promove encontro formativo com gestores escolares nesta terça

Cachoeiro de Itapemirim Promove Encontros Preparatórios para o Início...

Micro e nanoplásticos contaminam água e alimentos em todo o mundo

InternacionalMicro e nanoplásticos contaminam água e alimentos em todo o mundo

Micro e Nanoplásticos: Pesquisa Revela Onipresença e Possíveis Riscos à Saúde

Um estudo conduzido por dez pesquisadores das universidades Federal Fluminense (UFF), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apresenta evidências robustas sobre a presença de micro e nanoplásticos em diversos ecossistemas, bem como no organismo humano. Embora os cientistas ainda não tenham conseguido estabelecer de maneira definitiva os danos à saúde causados por essas partículas, a investigação revela que sua presença no meio ambiente está amplamente reconhecida.

Análise Abrangente

A pesquisa analisou 140 estudos de diferentes países, incluindo o Brasil. O professor Vitor Ferreira, do Instituto de Química da UFF, explica que, embora a contaminação ambiental por plásticos seja investigada desde a década de 1940, a atenção para micropartículas e suas interações com a fauna e flora, além dos seres humanos, só começou a crescer nos últimos dez anos.

“Os plásticos não são biodegradáveis e, quando expostos à radiação solar, se quebram em micropartículas e posteriormente em nanopartículas, que se dispersam no ar, água e solo, entrando assim na cadeia alimentar. Até a água que consumimos está contaminada com micro e nanoplásticos”, esclarece Ferreira. O estudo foi financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Contaminação Alimentar

A pesquisa sinalizou a presença de partículas plásticas em uma variedade de alimentos, como açúcar, sal e mel. Peixes e frutos do mar se destacam como grandes culpados pela contaminação alimentar, já que esses animais podem ingerir ou filtrar micro e nanoplásticos do oceano, transferindo essa carga para predadores, incluindo os seres humanos.

Estudos têm mostrado que seres humanos podem consumir entre 39 mil e 52 mil microplásticos por ano. Esse número pode subir para 121 mil se considerarmos a inalação. Aqueles que consomem predominantemente água engarrafada podem ingerir até 90 mil microplásticos adicionais. Contudo, os pesquisadores acreditam que esses números são subestimados, devido a limitações na detecção, já que os nanoplásticos são frequentemente indetectáveis por métodos tradicionais.

Impactos no Organismo

Uma vez que essas micropartículas entram no corpo humano, elas podem se depositar em locais como pulmões e boca, ou mesmo alcançar a corrente sanguínea e se acumular em tecidos e órgãos. Estudos recentes identificaram microplásticos em placentas e cordões umbilicais, sugerindo que essas partículas podem até afetar fetos em desenvolvimento.

“Até agora, encontramos um estudo clínico que detectou microplásticos em 60% dos coágulos formados nas artérias. Isso pode indicar um vínculo entre a presença de micropartículas e a formação de coágulos, mas mais pesquisas são necessárias para estabelecer essa conexão”, ressalta o professor Ferreira.

Necessidade de Ação

Ferreira enfatiza que as palavras “plástico” e “polímeros sintéticos” abrangem diversos materiais, a maioria dos quais é derivada do petróleo. Embora sejam frequentemente associados a embalagens, os plásticos estão também presentes em pneus e roupas. Além dos efeitos potenciais dos plásticos, os aditivos adicionados durante a fabricação podem ser igualmente prejudiciais.

O professor defende ações urgentes para mitigar essa situação, começando pela ampliação da capacidade de reciclagem desses materiais, o que requer a colaboração de indivíduos, indústrias e governos. Ele também menciona que a Organização das Nações Unidas (ONU) tenta, desde 2022, estabelecer um tratado internacional para combater a poluição plástica, embora as negociações já tenham sido adiadas duas vezes.

Créditos da Imagem

Imagem: Agência Brasil.

Micro e nanoplásticos contaminam água, ar e alimentos, mostra estudo

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Últimas

Júnior Corrêa assume Secretaria de Educação e renova compromisso em Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Nomeia Júnior Corrêa como...

Gestores de Marataízes definem metas para ano letivo 2026

Marataízes Prepara Início do Ano Letivo com Foco na...

PCES conclui inquérito sobre homicídio em Vila Velha, autor preso

Polícia Civil do ES Conclui Inquérito sobre Homicídio no...

Cursos gratuitos de qualificação profissional abertos em Piúma

Piúma Abre Inscrições para Cursos Gratuitos do Qualificar ES Data:...

Newsletter

Mais Lidas

Diniz vê semelhanças entre jogador do Vasco e Rayan: ‘Um pouco parecido’

Fernando Diniz elogia jovem jogador do Vasco, fazendo comparação...

Anchieta intensifica cuidados com saúde animal com vacinas e atendimentos gratuitos

A Vigilância de Zoonoses de Anchieta oferece atendimentos veterinários...

Boavista x Vasco: horário, onde assistir e escalações do clássico Carioca

Boavista e Vasco se enfrentam no Campeonato Carioca: onde...

Gás do Povo atende todas as capitais e 950 mil novas famílias.

Programa Gás do Povo Expande Cobertura para Todas as...

51 Vagas de Emprego Disponíveis no SINE de Anchieta nesta Segunda-feira

Na segunda-feira, o SINE de Anchieta está oferecendo 51...

Júnior Corrêa assume Secretaria de Educação e renova compromisso em Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Nomeia Júnior Corrêa como Secretário Municipal de Educação A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim oficializou a nomeação do vice-prefeito Júnior...

Gestores de Marataízes definem metas para ano letivo 2026

Marataízes Prepara Início do Ano Letivo com Foco na Qualidade e Organização Educacional Marataízes, ES – Na preparação para o início do ano letivo de...

PCES conclui inquérito sobre homicídio em Vila Velha, autor preso

Polícia Civil do ES Conclui Inquérito sobre Homicídio no Vale Encantado Vila Velha, ES – A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), através...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui