Governo de Minas Gerais Multa Vale em R$ 1,7 Milhão por Danos Ambientais
O governo de Minas Gerais impôs uma multa de R$ 1,7 milhão à Vale em consequência de vazamentos de água ocorridos em duas de suas minas, situadas em Congonhas e Ouro Preto. A decisão foi tomada após uma fiscalização que revelou falhas no sistema de drenagem da empresa.
Os incidentes ocorreram no último domingo (25) e na segunda-feira (26). Felizmente, não houve vítimas. Na Mina de Fábrica, um vazamento resultou no despejo de 262 mil metros cúbicos de água misturada a sedimentos em direção ao Rio Maranhão. Já na Mina de Viga, sedimentos foram lançados no Córrego Maria José e também no Rio Maranhão.
Em resposta às ocorrências, o governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), decidiu suspender as atividades da Vale nas duas minas em um prazo indeterminado.
Alexandre Leal, subsecretário de Fiscalização Ambiental de Minas, afirmou que o estado está mapeando todos os danos provocados pelos vazamentos e garantiu que “todos os danos ambientais identificados e dimensionados serão reparados pelos responsáveis”. Leal também destacou que o valor da multa poderá ser aumentado se novas irregularidades forem encontradas.
Além dos incidentes envolvendo a Vale, a Prefeitura de Congonhas relatou um terceiro vazamento nesta quinta-feira (29), desta vez em uma mina da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O problema foi identificado no dique de Fraile, na mina Casa de Pedra.
A CSN negou a existência da falha, ressaltando que, segundo informações da própria Prefeitura, não houve extravasamento ou anormalidades nas estruturas de barragem. A prefeitura informou que o ocorrido foi relacionado ao “carreamento de resíduos por enxurrada”, uma afirmação que foi contestada pela companhia. A CSN explicou que a situação se deve à drenagem de estradas de terra e ao transporte de galhos devido às fortes chuvas, não tendo relação com suas atividades operacionais.
As autoridades permanecem atentas e vigilantes quanto à proteção ambiental nas regiões afetadas.
Vale é multada por vazamentos em minas de Congonhas e Ouro Preto
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente