Cachoeiro Realiza 2º Dia D de Negociação de Dívidas e Anuncia Mutirão
O Procon de Cachoeiro deu continuidade ao apoio aos consumidores endividados com a realização do 2º dia D de negociação de dívidas, que ocorreu nesta quinta (06) e sexta (07). O evento, que atraiu um grande público, marca o início de uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), trazendo boas notícias para os cidadãos da cidade.
Até o final de novembro, será realizado o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Essa ação oferece aos consumidores a oportunidade de renegociar suas dívidas em condições especiais. Entre os benefícios estão o parcelamento das dívidas, descontos no valor total e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme a política de cada instituição participante.
As dívidas que podem ser negociadas incluem cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas com bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.
Os consumidores poderão realizar as negociações diretamente pelos canais oficiais das instituições financeiras ou através do portal www.consumidor.gov.br, que é um serviço público e gratuito, destinado a conectar consumidores e empresas na busca de soluções para conflitos de consumo. Para utilizar a plataforma, o usuário deve ter uma conta Prata ou Ouro.
Ricardo Fonseca, coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, destacou a importância do Mutirão: “A ação tem proporcionado um alívio financeiro imediato para os consumidores endividados e também ajuda a prevenir o superendividamento, oferecendo oportunidades para educação financeira”.
Passo a Passo do Mutirão
Para participar, o consumidor deve seguir alguns passos:
- Contato Direto: O consumidor pode acionar o canal digital do seu banco.
- Cadastro no Consumidor.gov.br: Ao se registrar no site, será necessário fazer o login e selecionar a instituição desejada para negociação. É importante verificar se o banco está cadastrado na plataforma.
- Prazo para Resposta: Após a solicitação, as empresas têm até 10 dias para analisar e responder.
Qualquer pessoa com dívidas em atraso com bancos ou instituições financeiras está apta a participar do mutirão. No entanto, é fundamental lembrar que não podem ser incluídas as dívidas que possuam bens em garantia, como financiamentos de veículos e imóveis.
O Mutirão é direcionado exclusivamente para aqueles que já estão com pagamentos em atraso. Para consumidores que antecipam dificuldades em quitar parcelas futuras, a recomendação é procurar o banco diretamente para buscar alternativas.
Para melhor organizar a negociação, é sugerido que os consumidores façam uma lista das dívidas em atraso, com valores de cada parcela e o total devido, além de um planejamento do orçamento mensal.
Embora o mutirão possibilite a negociação de várias dívidas, é necessário abrir um processo de negociação com cada instituição credora.
O Procon de Cachoeiro alerta que o Mutirão não é indicado para quem está sob a proteção da Lei do Superendividamento. Neste caso, recomenda-se que o consumidor busque orientação junto ao Procon mais próximo.
Instituições Participantes
Entre os bancos envolvidos na ação estão: Arc4 Gestão de Ativos S.A., Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, entre outros, totalizando uma lista extensa de instituições comprometidas com a negociação.
Atendimento do Procon
O Procon de Cachoeiro permanece disponível para atender demandas e auxiliar os consumidores. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, no bairro Guandu. Os interessados podem agendar atendimento pelo site https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/ ou pelo telefone (28) 3199-1710.
Procon de Cachoeiro amplia mutirão de negociação de dívidas em parceria com Febraban – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES