Agricultores Familiares do Nordeste Representam Brasil na Anuga 2025
Colônia, Alemanha – Agricultores familiares da Região Nordeste do Brasil marcarão presença na Anuga 2025, a maior feira internacional de alimentos e bebidas do mundo. O evento ocorrerá entre este sábado (4) e terça-feira (7), em Colônia, na Alemanha, reunindo cerca de 30 produtores da região, que concentra quase 50% dos agricultores familiares do país.
A iniciativa é promovida pelo Consórcio Nordeste em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae, com o objetivo de apresentar aos mercados europeu e internacional os produtos da rica biodiversidade e tradição dos agricultores nordestinos. O grupo inclui não apenas os agricultores, mas também secretários estaduais, diretores de empresas públicas da região, representantes de cooperativas de Minas Gerais e do Distrito Federal, e membros do Consórcio Nordeste, ampliando as oportunidades de intercâmbio e parcerias.
Entre os produtos que serão exibidos na feira estão cafés e chocolates especiais, mel da Caatinga, amêndoas de castanha de caju, tapioca e goma fresca, feijão, óleo de coco, farinha de babaçu, cajuína, flores e uma ampla gama de produtos agroindustriais. As cooperativas terão um espaço especial no estande da ApexBrasil, permitindo uma maior visibilidade e interação com potenciais compradores.
A Anuga é realizada a cada dois anos e em sua última edição, em 2023, movimentou cerca de US$ 530 milhões em negócios. Para os agricultores familiares, a participação na feira vai além da exposição de produtos, com a inclusão de visitas guiadas que proporcionam o compartilhamento de experiências e a formação de contatos com produtores de diversas partes do mundo.
Após a participação na Anuga, a delegação brasileira seguirá para Lisboa, Portugal, onde de 7 a 10 de outubro participarão de um programa de capacitação e rodadas de negócios. A agenda em Portugal inclui um workshop sobre exportação e um encontro de apresentação dos produtos a potenciais importadores locais, reforçando a estratégia de inserir os produtos nordestinos de forma mais assertiva no mercado europeu.
A participação dos agricultores familiares na Anuga 2025, com o apoio das instituições mencionadas, representa uma oportunidade significativa para ampliar o reconhecimento e a comercialização de seus produtos no exterior, destacando a riqueza cultural e a diversidade alimentar do Brasil.
Agricultura familiar do Nordeste vai à maior feira mundial alimentos
Fonte: Agencia Brasil.
Economia