Operação Aroma: Polícia Civil desarticula quadrilha de furtos de equipamentos agrícolas no Espírito Santo
Na manhã da última quarta-feira (16), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou a Operação Aroma, que resultou na desarticulação de uma associação criminosa envolvida em pelo menos 22 furtos de equipamentos agrícolas, com um prejuízo estimado em R$ 200 mil. A ação foi realizada nos municípios de Cariacica e Brejetuba, onde se registraram as detenções de seis suspeitos e a apreensão de duas bombas de irrigação, além de uma caminhonete Saveiro utilizada nos crimes.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (22), na Chefatura de Polícia Civil, foram apresentados os detalhes da operação. As investigações, que tiveram início em janeiro deste ano, foram conduzidas pelo Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat) Serrano e Norte, em colaboração com as Delegacias Especializadas em Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, Colatina e Aracruz, além das Delegacias de Polícia (DP) de Fundão e João Neiva.
O delegado Alberto Roque, coordenador do Ciat Serrano e titular da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), explicou que as investigações foram complementares. “Cada unidade iniciou a sua investigação e, através do compartilhamento de informações, conseguimos identificar que se tratava do mesmo grupo atuando nas regiões norte, noroeste e serrana do Espírito Santo. Os furtos eram realizados com o mesmo tipo de aparelho, as bombas de irrigação, e seguia um padrão similar nas ações”, relatou.
Conforme os dados coletados, foram identificados seis integrantes do grupo, que são responsáveis pelos furtos ocorridos de janeiro a março deste ano nas cidades de Venda Nova do Imigrante, Fundão, João Neiva, Colatina e Aracruz. As autoridades suspeitam que o número total de crimes possa ser ainda maior, com possíveis ocorrências em outras localidades.
O líder da organização criminosa, um homem de 54 anos, foi detido em Brejetuba e atuava como atravessador, familiarizado com a região e com um histórico criminal semelhante. “Ele se apresentava como um atravessador de verduras e percorria as comunidades para identificar os alvos de furtos, repassando as informações aos demais membros da quadrilha”, explicou o delegado Roque. Os demais suspeitos foram presos em Cariacica.
Na operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara de Venda Nova do Imigrante, resultando na detenção de indivíduos de idades entre 18 e 54 anos. Além disso, um homem de 26 anos, procurado pela Justiça por tentativa de homicídio, foi encontrado em um dos endereços investigados.
Os detidos foram levados ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) em Vitória e, posteriormente, encaminhados à Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante, onde foram realizados os procedimentos legais antes do envio ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil desarticula quadrilha em operação e prende seis suspeitos por 22 furtos de equipamentos agrícolas no Espírito Santo.
Fonte: Polícia Civil-ES.