Lula e Bolsonaro no debate eleitoral de 2026
Um levantamento realizado pelo Instituto Gerp e divulgado no último sábado (29) apontou que Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e atual líder do partido PL, está na frente das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026. Segundo a pesquisa, o líder conservador conta com 41% das intenções, enquanto seu principal concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, possui 26%.
Neste cenário eleitoral, Ciro Gomes, do PDT, e o governador do Paraná, Ratinho Jr, do PSD, ocupam o terceiro e quarto lugar, respectivamente, ambos com 5% das intenções de voto. Já Pablo Marçal, do PRTB, aparece logo em seguida com 4%, seguido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, da União Brasil, ambos com 3%. Além disso, 7% dos entrevistados afirmaram não escolher nenhum candidato, enquanto 7% não souberam responder.
É importante ressaltar que Jair Bolsonaro está atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda busca recuperar seus direitos políticos. Por essa razão, a pesquisa também considerou cenários sem a presença do líder conservador.
Em um segundo cenário, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, como substituto, Lula lidera com 24% das intenções de voto, enquanto o republicano possui 18%.
Já em um terceiro cenário, onde Bolsonaro seria representado por seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, do PL-SP, Lula novamente lidera com 24% e o parlamentar aparece com 19%.
Em um cenário sem a presença de Lula e Bolsonaro, Tarcísio é o nome mais citado, com 18% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 17%, e Pablo Marçal, com 13%.
A pesquisa, realizada entre os dias 22 e 27 de março, entrevistou 2 mil pessoas com recursos próprios. A margem de erro é de 2,24% para mais ou para menos.
Pesquisa Gerk: Bolsonaro tem 41% contra 26% de Lula em 2026
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.