A fachada do ministério de Relações Exteriores é o cenário de um caso curioso que virou assunto na polícia. Em 21 de junho de 2024, Cristiano Ebner, chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS), se deparou com um envelope contendo um desenho de pênis com asas em sua mesa.
O envelope, enviado pelos Correios e com remetente da “Fundação Kresus”, surpreendeu o primeiro-secretário do Itamaraty. Cristiano interpretou o desenho como uma ofensa e ameaça, optando por relatar o incidente à Corregedoria do Ministério das Relações Exteriores.
A Polícia Federal foi acionada e, após uma investigação meticulosa, identificou o responsável pela carta através das imagens do circuito de segurança da agência dos Correios. Surpreendentemente, o autor era Pablo Cardoso, ministro-conselheiro do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Pablo admitiu que se tratava de uma “pegadinha infantil” e buscou resolver o mal-entendido. Assinando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o ministro-conselheiro se desculpou perante Cristiano, evitando assim um processo administrativo disciplinar. A PF, por sua vez, arquivou o caso devido à falta de evidências de ameaça.
Com tudo esclarecido, Pedro foi designado para chefiar a embaixada em Guiné-Bissau, na África, encerrando assim esse episódio inusitado no Itamaraty.
PF investigou desenho de pênis com asas enviado a diplomata
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.