Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Operação de Proteção Animal em Vila Velha
Nesta sexta-feira (29), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), desencadeou uma operação integrada no bairro Paú, em Vila Velha. A ação, que contou com a colaboração da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) de Vila Velha, da Guarda Municipal e do apoio de uma vereadora local, teve como objetivo coibir práticas de abusos e maus-tratos a animais.
Durante a operação, foram apreendidos 11 espécimes de aves silvestres, incluindo coleiros, tiziu, maritacas, periquito verde, sabiás e canário-da-terra. Além das aves, também foram resgatados dois cães, sendo que um deles apresentava sinais claros de maus-tratos, e dois jabutis.
Os animais foram recolhidos pela Prefeitura Municipal de Vila Velha e serão encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde receberão os devidos cuidados e passarão pelos trâmites legais necessários para sua proteção.
O responsável pelos animais, um homem de 65 anos, foi conduziado à Delegacia Regional de Vila Velha, onde responderá pelos crimes de maus-tratos (art. 34, §1º-A, da Lei 9.605/1998) e posse irregular de animais silvestres (art. 29, §1º, III, da mesma lei).
Além das ações criminais, a fiscalização da Prefeitura de Vila Velha impôs multas administrativas baseadas na Lei Municipal nº 5.235/11, que trata da Fiscalização Ambiental, e no Código Municipal dos Direitos e Bem-Estar dos Animais (Lei Municipal nº 6.385/20).
O delegado Leandro Piquet, que liderou a ação pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA, destacou a gravidade da situação: “O veterinário que participou da ação constatou ovos de moscas em um tumor do animal, evidenciando o descuido. O trabalho do Núcleo segue firme no combate a crimes ambientais e na defesa do bem-estar dos animais e do meio ambiente no Espírito Santo.”
A operação é um reflexo do comprometimento da Polícia Civil e das entidades parceiras com a proteção e o bem-estar animal na região, visando coibir práticas que atentem contra a integridade dos animais e a preservação ambiental.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do ES apreende 11 aves, 2 cães e 2 jabutis em operação contra maus-tratos e posse irregular em Vila Velha.
Fonte: Polícia Civil-ES.