Polícia Civil do ES conclui investigação sobre furto de quadriciclo avaliado em R$ 75 mil
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, finalizou uma investigação sobre o furto de um quadriciclo que ocorreu em dezembro de 2023. O valor do veículo é estimado em R$ 75.800.
Na fase inicial, a apuração focou exclusivamente no furto do automotor. No entanto, o procedimento se expandiu para investigar outros crimes relacionados, como o uso de documento falso, estelionato e receptação. O suspeito do furto utilizou uma nota fiscal falsificada para realizar a venda do quadriciclo a terceiros.
O delegado Eduardo Oliveira, titular da Deic, informou que as diligências começaram imediatamente após o crime, o que possibilitou a recuperação do veículo em um curto espaço de tempo. “Após a recuperação do quadriciclo, nossa equipe implementou medidas para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar todos os indivíduos envolvidos. As investigações mostraram que um dos autores do furto obteve a nota fiscal falsa usada para facilitar a venda do veículo a um revendedor, que, ciente da irregularidade, aceitou a transação e posteriormente revendeu o quadriciclo, apresentando o documento falsificado”, detalhou o delegado.
Parte significativa das informações que levaram ao avanço das investigações foi obtida a partir da extração de dados de um celular de um dos indiciados. Este trabalho foi realizado em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Espírito Santo (GAECO/MPES), o que possibilitou o cruzamento de informações e uma compreensão mais aprofundada da dinâmica do crime.
Ao fim das investigações, dois indivíduos foram indiciados. Um deles, de 32 anos, foi apontado como autor do furto e responderá pelos crimes de furto qualificado, estelionato e uso de documento falso. O outro investigado, de 37 anos, que atuava no comércio de veículos e tinha conhecimento da irregularidade da nota fiscal, enfrentará acusações de receptação qualificada e uso de documento falso.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do ES conclui investigação de furto de quadriciclo, envolvendo documentos falsos e indiciamento de dois suspeitos.
Fonte: Polícia Civil-ES.