Polícia Civil do Espírito Santo: Quatro Presos por Homicídio em Serra
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu quatro suspeitos relacionados ao homicídio de Welington de Souza Lima, de 47 anos. O crime ocorreu no dia 6 de março de 2024, no bairro Parque Residencial Laranjeiras. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, parabenizou a atuação da DHPP e destacou a importância da ação policial. “Não podemos aceitar que isso aconteça à luz do dia, expondo pessoas ao perigo. A maioria dos envolvidos está presa e responderá na Justiça. A polícia é a última linha entre o caos e a paz social”, afirmou Arruda.
De acordo com a investigação, a vítima estava cumprindo pena por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e havia recebido um benefício de saída temporária. O crime foi premeditado e resultou de uma disputa de território entre facções rivais do tráfico nos bairros Serra Dourada II e III. Welington e um dos suspeitos, de 46 anos, haviam sido parceiros no tráfico no início dos anos 2000, mas um desentendimento em 2006 levou Welington a migrar para a facção rival.
O delegado Rodrigo Sandi Mori, responsável pela DHPP da Serra, revelou detalhes sobre a articulação do crime. O suspeito de 25 anos, expulso do tráfico de Serra Dourada III, buscou uma aliança com o homem de 46 anos para reinar sobre a área. Para isso, foi exigido um "teste de lealdade", que consistia no planejamento e execução do assassinato de Welington.
Após o crime, a equipe da DHPP chegou rapidamente ao local do homicídio. A investigação encontrou contradições no depoimento do motorista do veículo utilizado no transporte da vítima, que acabou revelando ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
O motorista de 26 anos, que fugiu para São Paulo após o crime, foi capturado em 21 de março durante uma operação conjunta entre a DHPP da Serra e a Polícia Civil paulista. Ele já tinha histórico de prisões por tráfico de drogas e porte ilegal de armas e atuava como motorista de aplicativo, conquistando a confiança da vítima ao prestá-lo serviços anteriores.
Além dos quatro presos, um quinto suspeito de 24 anos continua foragido. Os cinco indivíduos foram indiciados por homicídio qualificado e associação criminosa, já respondendo a uma ação penal na 3ª Vara Criminal da Serra.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do Espírito Santo prende quatro suspeitos pelo assassinato de Welington Lima, em crime relacionado ao tráfico de drogas.
Fonte: Polícia Civil-ES.