Polícia Civil do ES conclui investigação de fraude virtual em pedidos de doação
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Venda Nova do Imigrante, finalizou, nesta quinta-feira (18), uma investigação relacionada a uma fraude realizada de forma virtual. A ação fraudulenta consistia em solicitações de doações em dinheiro, justificadas como necessárias para custear o tratamento de saúde e uma suposta cirurgia de uma idosa.
O caso teve início após o delegado Eduardo Oliveira, titular da Deic, receber mensagens em uma rede social que levantaram suspeitas. “A forma da abordagem, marcada pela exposição de um cenário trágico e pela alegação de dificuldades financeiras, chamou a atenção e levantou suspeitas quanto à veracidade das informações apresentadas”, afirmou o delegado.
Durante a investigação, a equipe policial confirmou a existência da idosa, de 65 anos, e de sua filha, de 26 anos. Embora a idosa possua um estado de saúde debilitado, a apuração revelou que o cenário de extrema necessidade financeira apresentado nas mensagens não refletia a realidade. A idosa, além de ter outros filhos, recebe benefícios previdenciários que garantem uma renda mensal estável.
Segundo o delegado Oliveira, a filha estava se aproveitando da condição de saúde da mãe para solicitar dinheiro de forma ilegítima, utilizando apelos emocionais para angariar doações. As investigações também revelaram movimentações financeiras suspeitas, que não eram de conhecimento dos demais familiares, sugerindo um desvio nos benefícios previdenciários da idosa.
Análises dos extratos bancários indicaram transferências frequentes da conta da idosa para a conta da filha, além de outras operações financeiras que não condiziam com a renda formal declarada. Parte dos valores, conforme apurado, teria sido destinada a casas de apostas online. A investigada foi ouvida, mas nega a ocorrência de qualquer crime.
Com base nas evidências coletadas, a Polícia Civil deu por encerrado o inquérito policial e indiciou a filha da idosa por tentativa de estelionato qualificado e desvio de proventos de pessoa idosa, infrações que estão previstas no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).
A Polícia Civil também faz um alerta à população. Aqueles que possam ter realizado doações em situações semelhantes ou que acreditem ter sido vítimas dessa prática fraudulenta devem entrar em contato com a Delegacia Especializada de Investigações Criminais de Venda Nova do Imigrante para prestar esclarecimentos e colaborar com as investigações.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Polícia Civil do Espírito Santo investiga mãe que fraudou doações para tratamento de saúde da idosa, indiciada por estelionato.
Fonte: Polícia Civil-ES.