Conteúdo Exclusivo:

Transito interditado na Avenida Etelvina Vivácqua em Cachoeiro hoje

Interdição na Avenida Etelvina Vivácqua em Cachoeiro de Itapemirim...

Casa de Cultura Roberto Carlos fecha para as festas de fim de ano em Cachoeiro

Centro Cultural Casa de Cultura Roberto Carlos Suspende Atividades...

Procon de Cachoeiro muda atendimento para 8h às 13h nesta segunda-feira

Procon de Cachoeiro de Itapemirim Alterará Horário de Funcionamento...

Polícia Civil do ES desmantela organização criminosa de falsa advogada

PolíciaPolícia Civil do ES desmantela organização criminosa de falsa advogada

Polícia Civil do ES deflagra “Operação Falsária” contra falsa advogada em Itapemirim

Marataízes, 18 de outubro de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia de Marataízes, com o apoio da Inteligência da Polícia Penal do Estado (PPES), deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a “Operação Falsária”. A ação tinha como objetivo cumprir um mandado de busca e apreensão contra uma mulher de 55 anos, investigada pelos crimes de fraude na inscrição funcional de advogada, uso de documento público falso e participação em organização criminosa.

A operação ocorreu no bairro Campo Novo, em Itapemirim, e contou com o acompanhamento de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Espírito Santo. Durante a ação, foram apreendidas duas carteiras da OAB, uma variedade de bilhetes provenientes de internos do Sistema Prisional do Estado, além de documentos relacionados à sua inscrição fraudulenta na OAB.

As investigações sobre a suspeita tiveram início em agosto, após uma Notícia de Fato encaminhada pelo Ministério Público Estadual, que visava apurar a legalidade de sua inscrição na OAB da Paraíba. A análise revelou que a investigada forjou um certificado de aprovação no Exame da OAB com data de 1992, 23 anos antes de concluir sua graduação em Direito, em 2015. Esse documento fraudulento foi produzido a partir de um modelo encontrado na internet.

Com o certificado falso, a suspeita solicitou, por e-mail, à OAB/PB a emissão de uma segunda via, obtendo assim sua inscrição como advogada e a carteira funcional de número 28.389. Após verificações, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) não encontrou qualquer registro de aprovação da mulher em exames de ordem realizados entre 2015 e 2017, e a própria OAB/PB confirmou a fraude.

De acordo com o delegado Thiago Viana, titular da DP de Marataízes, a investigada atuava junto a facções criminosas, realizando ao menos 218 atendimentos a internos do sistema penitenciário capixaba, principalmente em penitenciárias de segurança máxima. “Ela funcionava como intermediária de comunicações entre presos e o meio externo, além de protocolar procurações em processos judiciais. Dos cinco processos em que atuou, quatro terminaram em desistência, e dentre os custodiados atendidos, figuram lideranças de facções como Comando Vermelho (CV), PCV, PCC e AFC”, esclareceu.

Em depoimento, a mulher confessou os delitos que estavam sendo apurados. Ela alegou ter sido forçada, por meio de ameaças de morte, a se casar com um dos presos e a repassar valores provenientes de programas sociais, além de atender internos que lhe eram indicados. Também afirmou que realizava visitas mediante pagamento.

Após ser ouvida, a mulher foi liberada e deverá responder por associação criminosa e uso de documento falso em sete ocasiões, além do crime de falsidade documental cometido na Paraíba.

A policial penal Graciele Sonegheti, diretora-geral em exercício da PPES, destacou a importância da atuação integrada entre as forças de segurança. “Ações como a Operação Falsária são essenciais para preservar a legalidade e a segurança no sistema prisional. O trabalho de inteligência é fundamental para identificar tentativas de infiltração criminosa, evitando que estruturas ilegais fortaleçam facções e comprometam a ordem pública”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]

Polícia Civil do ES prende falsa advogada investigada por fraudes e ligação com facções, atuando em comunicações no sistema prisional.

Fonte: Polícia Civil-ES.

Últimas

Governo do ES celebra vitória da Escola Honório Fraga no TBR 2023

EEEFM Honório Fraga se destaca no Torneio Brasil de...

Fluminense: os detalhes surpreendentes da saída de Thiago Santos

Bastidores da Saída de Thiago Santos do Fluminense: Entenda...

Mattheus Montenegro é o novo presidente do Fluminense em cerimônia marcante

Mattheus Montenegro Assume a Presidência do Fluminense com Novas...

Polícia Civil recupera duas motos furtadas e prende trio em Linhares

Polícia Civil de Linhares Recupera Motocicletas Furtadas e Prende...

Newsletter

Mais Lidas

VI Natal Arts na Praça em Cachoeiro: Expositores Confirmados!

VI Natal Arts na Praça: Celebração de Arte e...

Polícia Civil prende chefe do tráfico em Vila Valério, procurado por homicídio

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Chefe do Tráfico...

Memphis dá passos finais e se aproxima do retorno ao Corinthians

Corinthians: Memphis Inicia Transição e Aproxima-se do Retorno O Corinthians...

Cachoeiro divulga horários das feiras e mercados no final do ano

Feiras Livres e Mercados Municipais de Cachoeiro têm Funcionamento...

Prefeitura de Piúma divulga resultado de atividades culturais credenciadas

Prefeitura de Piúma Publica Resultado Final de Credenciamento de...

Governo do ES celebra vitória da Escola Honório Fraga no TBR 2023

EEEFM Honório Fraga se destaca no Torneio Brasil de Robótica Colatina, ES – A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga conquistou...

Fluminense: os detalhes surpreendentes da saída de Thiago Santos

Bastidores da Saída de Thiago Santos do Fluminense: Entenda o Processo A recente saída de Thiago Santos do Fluminense movimentou os bastidores do clube carioca....

Mattheus Montenegro é o novo presidente do Fluminense em cerimônia marcante

Mattheus Montenegro Assume a Presidência do Fluminense com Novas Perspectivas Em uma cerimônia marcada pela emoção e expectativas, Mattheus Montenegro tomou posse da presidência do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui