Polícia Civil e EDP Realizam Operação Contra Furto de Energia no Norte do Espírito Santo
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através do Departamento de Investigações Criminais (Deic), aliou esforços com peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, para realizar uma operação de combate ao furto de energia no Norte do Estado. As ações ocorreram entre os dias 5 e 6 de outubro.
A primeira fiscalização aconteceu na tarde de segunda-feira, 5 de outubro, no Córrego do Ingá. A equipe buscava apurar possíveis irregularidades em uma unidade consumidora não identificada. Durante a inspeção, foi constatado que o disjuntor do medidor de energia estava desligado, além de outras falhas. O responsável pelo imóvel, de 47 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia e autuado em flagrante por furto qualificado. Após o pagamento da fiança, ele foi liberado para responder ao processo em liberdade.
Na manhã de terça-feira, 6 de outubro, a ação da equipe se deslocou ao Córrego Parajú, na zona rural de Nova Venécia. No local, os agentes descobriram uma ligação clandestina que abastecia tanto uma residência quanto um secador de café e pimenta. A inspeção revelou que não havia medidor de energia, sendo identificada uma ligação direta que fugia ao registro dos sistemas da EDP. Com isso, toda a energia consumida não estava sendo contabilizada para faturamento, impossibilitando a empresa de cobrar pelos serviços prestados.
O responsável por esta ligação, um homem de 70 anos, também foi levado à Delegacia Regional de Nova Venécia, onde foi autuado em flagrante por furto qualificado e encaminhado ao sistema.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Espírito Santo está à disposição.
Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação contra furtos de energia, resultando em prisões em Nova Venécia.
Fonte: Polícia Civil-ES.